Sustentabilidade social e evasão escolar: efeitos e expectativas de futuro para alunos matriculados e evadidos de cursos técnicos profissionalizantes
Documento
Informações
Título
Sustentabilidade social e evasão escolar: efeitos e expectativas de futuro para alunos matriculados e evadidos de cursos técnicos profissionalizantes
Título (EN)
Social sustainability and student dropouts: effects and future expectations for students enrolled and leaved from professional technical courses
Autor(es)
Eleise Gálter Andreoli Lotito | Caroline Francisca Eltink
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Taxonomia
Publicado em
Lotito, E. G. A., & Eltink, C. F. (2023). Sustentabilidade social e evasão escolar: efeitos e expectativas de futuro para alunos matriculados e evadidos de cursos técnicos profissionalizantes. Revista Campo Da História, 8(2), 593–608. https://doi.org/10.55906/rcdhv8n2-007
Resumo (EN)
Sustainability is supported by three pillars: environmental, economic and social, with the social pillar defending a dignified life for the subject and one of the ways to achieve this is through professional education, as people with higher education haveseveral improvements in their quality of life, enabling an economic and social evolution, but school dropout has been a problem faced by institutions that offer high school vocational courses. Evasion is characterized by the breaking of the legal bond with the educational institution, thus being an abandonment by the student with no intention of returning, leading him to disconnect from the institution in which he is enrolled. The causes can be diverse, derived from both internal and external factors. Through this work, the objective is to present partial results obtained through a professional master's intervention research that is in progress. This is a qualitative and exploratory study. The objectives of this work were: a) to know the annual dropout rateof students from technical courses in the area of management and business at the participating institution; b) to investigate which internal and external factors caused dropout, from the point of view of former students who dropped out; and c) to know thefuture expectations of students enrolled in the same courses. Eleven enrolled students and 32 former students who dropped out of courses in the areas of management and business participate in this stage of the study. Quantitative data were analyzed using descriptive statistics, and qualitative data using content analysis. As a result of this study, it is noted that the year in which the highest evasion occurred was 2020 (53% of the total number of evaders in the collected data), that the external factor that most generated evasion was job change and the most mentioned internal factor was personal reasons. The meetings with the group of enrolled students allowed us to identify that their perspective of the future is generally positive, because despite seeingit as uncertain, at the same time they believe in a better future, and refer to objectives such as having their own business or doing a higher level course. The COVID-19 Pandemic may have affected the rates and causes of evasion between 2020 and 2022, however, this aspect needs to be better investigated in further studies.
Resumo
A sustentabilidade está apoiada em três pilares: ambiental, econômica e social, sendo que a social defende uma vida digna ao sujeito e uma das formas de se alcançar é com a educação profissionalizante, pois pessoas com maior escolaridade possuem diversas melhorias na qualidade de vida, possibilitando uma evolução econômica e social, mas a evasão escolar tem sido um problema enfrentado pelas instituições que oferecem cursos profissionalizantes de nível médio. A evasão é caracterizada pelo rompimento do vínculo jurídico com a instituição de ensino, tratando-se, assim, de um abandono pelo aluno sem intenção de retorno, levando-o a se desligar da instituição na qual está matriculado. As causas podem ser diversas, derivadas tanto de fatores internos como externos. Por meio deste trabalho objetiva-se apresentar resultados parciais obtidos por meio de uma pesquisa-intervenção de mestrado profissional que está em andamento. Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório. Foram objetivos deste trabalho: a) conhecer o índice de evasão anual de alunos dos cursos técnicos da área de gestão e negócios da instituição participante; b) investigar que fatores internos e externos ocasionaram a evasão, do ponto de vista de ex-alunos evadidos; e c)conhecer as expectativas de futuro dos alunos matriculados nos mesmos cursos. Participam desta etapa do estudo onze alunos matriculados e 32 ex-alunos evadidos de cursos das áreas de gestão e negócios. Os dados quantitativos foram analisados por meio de estatística descritiva, e os dados qualitativos por meio da análise de conteúdo. Como resultados deste estudo nota-se que o ano em que ocorreu maior evasão foi 2020 (53% do total de evadidos nos dados coletados), que o fator externo que mais gerou evasão foi mudança de emprego e o fator interno mais referido foi motivos pessoais. Os encontros com o grupo de alunos matriculados permitiram identificar que sua perspectiva de futuro, em geral, é positiva, pois apesar de o verem como incerto, ao mesmo tempo acreditam em um futuro melhor, e referem objetivos tais como ter seu próprio negócio ou fazer um curso de nível superior. A Pandemia por COVID-19 pode ter afetado os índices e as causas da evasão período entre 2020 e 2022, entretanto, este aspecto precisa ser mais bem investigado em estudos posteriores.
Palavras-chave
Evasão Escolar, Educação Profissionalizante, Ensino Fundamental e Médio, Estudantes, Indicadores de Desenvolvimento Sustentável
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - UNIP