Habilidades visuoespaciais e matemáticas em crianças com queixas de dificuldade de aprendizagem
Documento
Informações
Título
Habilidades visuoespaciais e matemáticas em crianças com queixas de dificuldade de aprendizagem
Autor(es)
Angela Cristina Pontes Fernandes , Eduardo Henrique Moriel, Patrícia Aparecida Zuanetti , Ana Paula Andrade Hamad
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Publicado em
Pontes Fernandes, A. C., Henrique Moriel, E., Aparecida Zuanetti, P., & Andrade Hamad, A. P. (2023). Habilidades visuoespaciais e matemáticas em crianças com queixas de dificuldade de aprendizagem. Revista Neuropsicologia Latinoamericana, 15(2).
Resumo
Habilidades visuoespaciais envolvem a representação e manipulação mental de informações não-linguísticas. Por meio delas é possível interpretar tamanho, forma, posição e movimento de objetos, sendo também importantes preditores do desempenho acadêmico em Matemática. Entretanto, estudos brasileiros recentes sobre a associação entre habilidades visuoespaciais e matemáticas são escassos. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a relação entre visuoespacialidade e o nível de habilidades matemáticas em crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem. Foram selecionados 53 prontuários de crianças com idades entre 6 e 11 anos, acompanhadas por uma equipe multiprofissional de um hospital terciário e que passaram por avaliação neuropsicológica. A amostra foi dividida em dois grupos de acordo com o desempenho na Prova de Aritmética, instrumento que avalia conhecimentos matemáticos. O grupo 1 (G1) foi composto por 16 crianças com déficits em Matemática (classificação abaixo da média), enquanto o grupo 2 (G2) foi formado por 37 crianças com desempenho adequado. Por meio do teste Mann Whitney, correlação de Spearman e teste Z para duas proporções, executados no programa STATA (versão 10), tais grupos foram comparados em termos de funções visuoespaciais, avaliadas pelo teste Figuras Complexas de Rey, considerando a classificação por escore-Z. Verificou-se diferença estatisticamente significativa entre os grupos, sendo que os piores desempenhos na tarefa visuoespacial ocorreram no grupo com dificuldades em Matemática. Tal resultado reforça a associação entre visuoespacialidade e habilidades matemáticas e pode contribuir para os processos de avaliação neuropsicológica no que tange a esclarecimentos diagnósticos e elaboração de planos terapêuticos.
Palavras-chave
habilidades visuoespaciais, matemática, criança, dificuldades de aprendizagem, avaliação neuropsicológica