Músculos sem corpo: a produção de sentido sobre o corpo masculino na percepção das capas da revista Men’s Health
Documento
Informações
Título
Músculos sem corpo: a produção de sentido sobre o corpo masculino na percepção das capas da revista Men’s Health
Título (EN)
Muscles without bodies: the production of meaning about the male body in the perception of the covers of Men's Health magazine.
Autor(es)
Maria de Fátima Pereira dos Santos
Orientador(es)
Jorge Miklos
Data de Defesa
25/09/2023
Resumo (EN)
This study aims to investigate the notion of masculinity as contemplated and disseminated in the printed media. The research takes place in the scope of Communication and aims to identify and analyze the production of meanings of male bodies and how they are presented in the magazine Men’s Health Brazil, chosen as the corpus for this study, and specifically whether the images of bodies are consistent with the normative standard that circulates in the social imaginary of Western society and the masculinities that the publication conveys.The method proposed for the study is based on the theory of content analysis (BARDIN, 2016), based on the observation of the covers of Men's Health Brazil. The established time frame is concentrated between 2010 and 2014, bringing together 12 editions.The theoretical framework is composed of the theory of the male body (LE BRETON, 2007; KELEMAN, 1999), the theories of patriarchy (LERNER, 2019; MUSZKAT, 2018), the theories of hegemonic masculinity (CONNELL; MESSERSCHMIDT, 2013; JABLONKA, 2021; BOLA, 2020), theories of male domination (BOURDIEU, 2021), theories of consumption (BAUMAN, 2008; BAITELLO JR., 2012; CONTRERA, 2017) and the theory of the communicational imaginary (CONTRERA, 2013). The research results state that media narratives influence the construction of the social imaginary and, consequently, in the production of meaning about the male body, which becomes idealized. The bodies shown on the covers of Men´s Health Brazil coincide with the normative pattern of Western society. These men are predominantly powerful and socially successful. On these covers, the bodies are stereotyped, as they offer images of a single pattern. The research also points out that the female presence on the covers is always linked to an eroticized and objectified image that contributes to male chauvinism and the maintenance of the female stereotype.
Resumo
Este estudo tem por escopo investigar a noção de masculinidade vascularizada e difundida na mídia impressa. A pesquisa acontece no âmbito da Comunicação e tem como objetivo identificar e analisar a produção de sentidos dos corpos masculinos e como são apresentados na revista Men’s Health Brasil, eleita como corpus para esta pesquisa, em específico se as imagens dos corpos coadunam com o padrão normativo que circula no imaginário da sociedade ocidental e as masculinidades que a publicação veicula. O método proposto para o estudo é pela teoria da análise de conteúdo (BARDIN, 2016), a partir da observação das capas da Men’s Health Brasil. O recorte temporal estabelecido concentra-se entre 2010 e 2014, reunindo 12 edições. O referencial teórico é composto pela teoria do corpo masculino (LE BRETON, 2007; KELEMAN, 1999), pelas teorias do Patriarcado de (LERNER, 2019; MUSZKAT, 2018), pelas teorias da masculinidade hegemônica (CONNELL; MESSERSCHMIDT, 2013; JABLONKA, 2021; BOLA, 2020), pelas teorias da dominação masculina (BOURDIEU, 2021), pelas teorias do consumo (BAUMAN, 2008; BAITELLO JR., 2012; CONTRERA, 2017) e pela teoria do imaginário comunicacional (CONTRERA, 2013). Os resultados da pesquisa afirmam que as narrativas midiáticas influenciam na construção do imaginário social e, por consequência, na produção de sentido sobre o corpo masculino, que passa a ser idealizado. Os corpos veiculados nas capas da Men´s Health Brasil coincidem com o padrão normativo da sociedade ocidental. São homens predominantemente poderosos e bem-sucedidos socialmente. Nas capas, os corpos são estereotipados, uma vez que oferecem imagens de um único padrão. A pesquisa também aponta que a presença feminina nas capas sempre está atrelada a uma imagem erotizada e objetificada que contribui com o machismo e a manutenção do estereótipo da mulher.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Corpo Masculino. Masculinidade Hegemônica. Patriarcado. Mídia. Consumo.
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Estudos do Imaginário
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto