Sobre a possibilidade de escutar o outro: voz, world music e interculturalidade.
Documento
Metadados
Título
Sobre a possibilidade de escutar o outro: voz, world music e interculturalidade.
Título (EN)
About the possibility to listen to the Other: voice, world music, interculturality
Autor(es)
PEREIRA, Simone Luci
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Coleção
Publicado em
PEREIRA, Simone Luci. Sobre a possibilidade de escutar o outro: voz, world music e interculturalidade. E-COMPOS - Dossiê Som, música e comunicação. Brasilia. n. 15. 2012.
Resumo (EN)
Starting from a concern raised by the reading
of a text of Roland Barthes, 1968 - which
stated that the voice is what is really at stake
in modernity - this text develops a conceptual
discussion about the media listening in the
global era. Also addressing the concept of
world music, we discuss listening as a form
of cultural consumption that can enable the
knowledge of the Other, the different, mediated
by technical media in the songs, at a time when
global and local flows are in a confrontation and
negotiation, setting intercultural spaces. In this
context, the voice and listening to media acquire
a prominent role in a world where identities
and senses of belonging are under constant
reconstruction. One hears that brings into
play new connections between own / foreign,
local / global, in that “listening is listening to”
(Barthes).
Keywords: Listening. World music. Soundscape.
Globalization. Interculturality.
Resumo
Partindo de uma inquietação suscitada pela leitura
de um texto de Roland Barthes de 1968 – em
que afirmava que a voz é o que está realmente
em jogo na modernidade – este texto faz uma
discussão conceitual sobre a escuta midiática
na era global. Abordando também o conceito de
world music, discutimos a escuta como forma
de consumo cultural que pode possibilitar o
conhecimento do Outro, do diferente, mediado pela
técnica nas canções midiáticas, num momento
em que fluxos globais e locais se acham em
confronto e negociação, configurando espaços
interculturais. Neste contexto, a voz e a escuta
midiática adquirem papel de destaque num mundo
em que identidades e sentidos de pertencimento
se encontram em reconstrução constante. Uma
escuta que põe em jogo novas articulações entre
próprio/estrangeiro, local/global, em que “escutar é
escutar-se” (Barthes).
Palavras-chave: Escuta. World music. Paisagem sonora.
Mundialização. Interculturalidade
Palavras-chave
Escuta. World music. Paisagem sonora. Mundialização. Interculturalidade
Direito de Acesso
Acesso Aberto