O que consomem os que não consomem? Ativistas, alternativos, engajados
Documento
Metadados
Título
O que consomem os que não consomem? Ativistas, alternativos, engajados
Título (EN)
What do the non-consumers consume? Activists, alternative, engaged
Autor(es)
ROCHA, Rose de Melo; PEREIRA, Simone Luci.
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Coleção
Publicado em
ROCHA, Rose de Melo; PEREIRA, Simone Luci. O que consomem os que não consomem? Ativistas, alternativos, engajados. Intercom – RBCC. v.41, n.2, p.107-120, 2018.
Resumo (EN)
This paper presents a reflective mapping about conceptions and consumption practices of Brazilian young activists that assume critical or alternative postures to the mediatic societies and capitalism. The qualitative-based methodology was comprised of surveys and in-depth interviews. With this approach the youngsters’ narratives assume centrality, putting these activists in the condition of subjects of enunciation. Thus, we intended to create visibility to the reflective strategies used by them in the presentation of their lived experiences and the readings they articulate on consumption and consumerism. Out of this multi-vocal map emerges the marks of a critical dialogue that constantly negotiates with narratives of the capital, especially in the corollary of neoliberal entrepreneurial base, clearly responding to the mediatic and technologic scene they are inserted in.
Keywords: Activism. Youth. Consumption. Communication. Media.
Resumo
O artigo apresenta um mapeamento reflexivo sobre concepções e práticas de consumo de jovens ativistas brasileiros que assumem posturas críticas ou alternativas às sociedades midiáticas e ao capitalismo. A metodologia de base qualitativa contemplou questionários e entrevistas em profundidade. Nesta abordagem, as narrativas juvenis assumem centralidade, colocando os ativistas na condição de sujeitos de enunciação. Assim, pretendeu-se dar visibilidade às estratégias reflexivas por eles utilizadas na apresentação das experiências vividas e das leituras que articulam sobre consumo e consumismo. Emerge deste mapa plurivocal as marcas de um diálogo crítico que negocia constantemente com as narrativas do capital, em especial no corolário de base neoliberal e empreendedor, respondendo com clareza à cena midiática e tecnológica em que estão inseridos.
Palavras-chave: Ativismo. Juventude. Consumo. Comunicação. Mídia.
Palavras-chave
Ativismo. Juventude. Consumo. Comunicação. Mídia
Direito de Acesso
Acesso Aberto