Do discurso antipolítica a uma retórica de adesão ao establishment: as estratégias de Alexandre Kalil e Romeu Zema nas eleições de 2016 a 2022
Metadados
Título
Do discurso antipolítica a uma retórica de adesão ao establishment: as estratégias de Alexandre Kalil e Romeu Zema nas eleições de 2016 a 2022
Título (EN)
From anti-politics discourse to a rhetoric of adhering to the establishment: the strategies of Alexandre Kalil and Romeu Zema in the elections from 2016 to 2022
Autor(es)
Carla Montuori Fernandes | Luiz Ademir de Oliveira | Fernando de Resende Chaves
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Coleção
Publicado em
Revista Brasileira de Ciência Política - RBCP, v. 43, p. 1-35.
Resumo (EN)
This article analyzes the communication strategies used by candidates Alexandre Kalil (PSD) and Romeu Zema (Novo) during the electoral campaigns for the Belo Horizonte City Hall in 2016, and for the State Government in 2018 and 2022. It seeks to trace the trajectory of these two leaders who entered the political arena with an anti-political discourse during the 2016, 2018, and 2022 elections, yet eventually adopted the traditional modus operandi of politics. We examined 170 videos posted on Facebook by Zema and Kalil throughout these elections using content analysis methodology. Through this categorization, it is possible to discern the limitations and paradoxes that anti-political rhetoric faces upon assuming power, as well as to explore some of the directions such practices might take within the realm of electoral communication. The campaigns of Kalil and Zema reveal a transition from outsiders to insiders, with both adapting their strategies and discourses. Kalil abandoned the anti-politics narrative in favor of alliances with traditional leaders, while Zema moderated his anti-politics narratives, maintaining pragmatic alliances but preserving his image as a manager. These changes reflect both candidates’ accommodation to the institutionalized political field.
Resumo
O artigo desenvolve uma análise das estratégias comunicacionais dos candidatos Alexandre Kalil (PSD) e Romeu Zema (Novo) no contexto de disputas eleitorais na eleição pela Prefeitura de Belo Horizonte, em 2016, e na disputa pelo Governo de Estado em 2018 e 2022. Busca-se identificar a trajetória das duas lideranças, que ingressaram no campo político com um discurso antipolítico, especificamente durante as eleições de 2016, 2018 e 2022, mas que incorporaram o modus operandi da política. Foram analisados 170 vídeos postados no Facebook de Zema e Kalil ao longo das eleições, usando a análise de conteúdo como metodologia. Com base na categorização, é possível perceber os limites e paradoxos a que a retórica antipolítica está submetida ao alçar ao poder bem como entender alguns caminhos que tal prática pode percorrer dentro da comunicação eleitoral. As campanhas de Kalil e Zema revelam uma transição de outsiders para insiders, com ambos adaptando suas estratégias e discursos. Kalil abandonou a narrativa antipolítica em favor de alianças com lideranças tradicionais, enquanto Zema moderou suas narrativas antipolítica, mantendo alianças pragmáticas, mas preservando sua imagem de gestor. Essas mudanças refletem a acomodação de ambos ao campo político institucionalizado.
Palavras-chave
Comunicação Eleitoral | Antipolítica | Minas Gerais | Alexandre Kalil | Romeu Zema
Direito de Acesso
Acesso Aberto