Consumo midiático, localismos e cosmopolitismos: a série brasileira Coisa mais linda.
Documento
Metadados
Título
Consumo midiático, localismos e cosmopolitismos: a série brasileira Coisa mais linda.
Título (EN)
Media consumption, localisms and cosmopolitisms: the Brazillian series Most Beautiful Thing
Autor(es)
GRECO, C.; SOUZA, G.; PEREIRA, Simone Luci.
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Coleção
Publicado em
GRECO, C.; SOUZA, G.; PEREIRA, Simone Luci. Consumo midiático, localismos e cosmopolitismos: a série brasileira Coisa mais linda. Lumina, v. 14, n. 1, p. 156-173. 2020.
Resumo (EN)
This article reflects upon the new forms of media consumption, such as the Video on Demand
platforms (we will use Netflix as an example), addressing elements of localism in national
productions and the cosmopolitanism provided by the transmission of regional content
to global audiences. The theoretical approach is anchored in authors who discuss cultural
consumption (GARCÍA CANCLINI, 2004), the nationalization of television fiction (LOPES,
2004) and memory as audiovisual resource (MACDOUGALL, 1998). Then, we present a brief
description of the national series produced by Netflix Brazil until the end of 2019, in order to
illustrate the producer’s previous experiences and the tendency to some kind of narratives
and genres. At last, we analyze the national elements and the relation with memory shown
in the series ‘Most Beautiful Thing’ (Netflix Brazil, 2019). The analysis of the series starts with
the idea of “promise of sense” ( JOST, 2008) and follows focusing on the narrative, especially
the characters ( JOLY, 1996). As a result, we argue that, in the analysis of the series Coisa Mais
Linda (Netflix Brazil, 2019), it is possible to see elements of a ‘Brazilianness’ created for an
international audience and the use of a past temporality to discuss issues of the present.
Resumo
Este artigo traz reflexões sobre novas formas de consumo midiático, como as plataformas
de Video on Demand a exemplo da Netflix, abordando o localismo nas produções nacionais
e o cosmopolitismo proporcionado pela transmissão de conteúdo para públicos globais.
A conceituação teórica é ancorada em autores que discutem o consumo cultural (GARCÍA
CANCLINI, 2004), a nacionalização da ficção televisiva (LOPES, 2004) e a memória como
recurso no audiovisual (MACDOUGALL, 1998). Em seguida, discorremos brevemente sobre as
séries nacionais produzidas pela Netflix Brasil até o final de 2019, a fim de ilustrar as primeiras
experiências da produtora e a tendência a certos tipos de narrativas ou gêneros. Por fim,
analisamos os elementos nacionais e a relação com a memória presentes na série Coisa Mais
Linda (Netflix Brasil, 2019). A análise da série parte da ideia de “promessa de sentido” ( JOST,
2008) para, a seguir, se deter na narrativa com foco nas personagens ( JOLY, 1996). Como
resultado argumentamos que é possível perceber na série elementos de uma ‘brasilidade’
demarcada para conquista de público internacional e o uso de uma temporalidade passada
para discutir questões do presente.
Palavras-chave
Consumo Midiático; Netflix; Feminismo; Memória; Coisa Mais Linda.
Palavras-chave
Consumo Midiático; Netflix; Feminismo; Memória; Coisa Mais Linda
Direito de Acesso
Acesso Aberto