Circuitos latinos em SP e RJ: sentidos dos ativismos musicais migrantes
Documento
Metadados
Título
Circuitos latinos em SP e RJ: sentidos dos ativismos musicais migrantes
Título (EN)
Latin circuits in São Paulo and Rio de Janeiro: Meanings of migrant musical activism
Autor(es)
PEREIRA, Simone Luci; HERSCHMANN, Micael
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Coleção
Publicado em
PEREIRA, Simone Luci; HERSCHMANN, Micael. Circuitos latinos em SP e RJ: sentidos dos ativismos musicais migrantes. Fronteiras – estudos midiáticos. v.20, n.2. p.168-180, 2018.
Resumo (EN)
This article analyzes aspects of the Latin music circuits in
São Paulo and Rio de Janeiro, seeking to understand the
proximity and disjunctions between the practices carried
out by immigrants from Hispanic Latin America and the
meanings of “Latinity” that are sketched out in each city.
To begin with, we return to some questions of historical
dynamics of the political paths in the 19th century, in which
an idea of Latin America was forged and Brazil develops
an ambiguity on whether belonging or not to this notion of
identity and politics, building Latino as an Other. Next, we
present a more general mapping of Latin musical circuits
and the presence of salsa music as a generic nomenclature
for a series of rhythms, styles and musical genres of what is
being built in various parts of the world and in Brazil as a
symbol of Latinity. In the end, we analyze a musical group
that performs in each city: Batanga & Cia, in São Paulo, and
the group Songoro Cosongo, in Rio de Janeiro. We seek to
understand the meanings of migrant musical activism that are
articulated to the construction of identities, to the uses and
dynamics of cities, and to alternative and mediatic cultural
production forms that emphasize the specificities of the
sociocultural contexts in each urban environment analyzed.
Keywords: Latin circuit, Latinity, musical activism.
Resumo
O artigo analisa aspectos dos circuitos musicais latinos em São
Paulo e no Rio de Janeiro, buscando compreender as proximidades
e disjunções entre as práticas protagonizadas por imigrantes
oriundos da América Latina hispânica e os sentidos de “latinidade”
que a partir daí se esboçam em cada cidade. Em um primeiro
momento, retomamos algumas questões da dinâmica histórica dos
(des)caminhos políticos do século XIX, nos quais uma ideia de
América Latina é forjada e o Brasil desenvolve uma ambiguidade
entre pertencer e não pertencer a essa noção identitária e política,
construindo o latino como um Outro. Em seguida, apresentamos
uma cartografia mais geral dos circuitos musicais latinos e a
presença da salsa como nomenclatura guarda-chuva para uma série
de ritmos, estilos e gêneros musicais do que se constrói em várias
partes do mundo e no Brasil como símbolo de latinidade. Ao final,
analisamos um grupo musical atuante em cada uma das cidades: o
Batanga & Cia, em São Paulo, e o grupo Songoro Cosongo, no Rio
de Janeiro. Buscamos assim compreender sentidos dos ativismos
musicais migrantes que se articulam à construção de identidades,
aos usos e dinâmicas das cidades e às formas de produção cultural
e midiática alternativas que ressaltam especificidades dos contextos
socioculturais de cada meio urbano analisado.
Palavras-chave: comunicação, cultura urbana, circuito latino,
latinidade, ativismo musical
Palavras-chave
comunicação, cultura urbana, circuito latino, latinidade, ativismo musical
Direito de Acesso
Acesso Aberto