A mulher na revista ‘Seleções do Reader´s Digest’ (1942-1945)
Anexos
Informações
Título
A mulher na revista ‘Seleções do Reader´s Digest’ (1942-1945)
Autor(es)
Lérida Gherardini Malagueta Marcondes de Mello
Orientador(es)
Barbara Heller
Data de Defesa
31/08/2015
Resumo (EN)
The aim of this dissertation is to analyze the feminine figure in the magazine Reader’s Digest, which arrived in Brazil in 1942. At that moment, due to political and economic changes generated by World War II, women were urged to assume new social roles. In this light, this study has been carried out from the perspective of discourse analysis, with the support of a vast bibliographical research and compilation of historical documents. In a first moment, this dissertation gives priority to the historical context in order to better understand Brazil’s cultural scenario at the time. Then, the structure of the magazine is analyzed to be able to perceive the way it is constructed as well as the communication strategies employed. Finally, in the section “Articles of Permanent Interest” some ads about women’s universe are studied to identify how the feminine image was being represented at that time by the printed press. The research on the historical context is based on the works of Antônio Pedro Tota, Eric Hobsbawn, Hannah Arendt, Maria Helena Capelato, Ricardo Seitenfus and Vágner Camilo Alves. To better understand the Seleções printing press at the time were studied the following authors: Érica Monteiro, John Heidenry and Mary Anne Junqueira. To develop a theoretical context from the perspective of Discourse Analysis were considered the works of José Luís Fiorin and Mikhail Bakhtin. Finally, the research on gender is based on the theories of Joan Scott, Pierre Bourdieu and Rachel Soihet. The relevance of this dissertation is related to the fact that in 1943 7.000.000 issues of this publication were circulated worldwide, while in Brazil were distributed 500.000 copies. Besides, there are very few studies on gender related issues in the 1940s.
Resumo
Esta dissertação tem por objetivo analisar a figura feminina na mídia impressa “Seleções do Reader´s Digest”, periódico que chegou ao Brasil em 1942. Nessa época, em função das mudanças político-econômicas geradas pela Segunda Guerra Mundial, as mulheres viram-se estimuladas a ampliar seus papéis sociais. O estudo foi desenvolvido por meio da pesquisa bibliográfica, documental e análise do discurso. Priorizamos o contexto histórico para justificar a relevância do periódico neste cenário da cultura brasileira; em seguida, descrevemos a estrutura da revista, para compreender sua construção e estratégias de comunicação; analisamos a seção “artigos de interesse permanente” e alguns anúncios voltados ao universo feminino para identificar como foi apresentada a imagem da mulher naquele período por esta mídia impressa. Os autores mais utilizados como referenciais históricos são: Antônio Pedro Tota, Eric Hobsbawn, Hannah Arendt, Maria Helena Capelato, Ricardo Seitenfus e Vágner Camilo Alves. Para os estudos da mídia impressa “Seleções”, nós pesquisamos as obras dos seguintes autores: Érica Monteiro, John Heidenry e Mary Anne Junqueira. Para a análise de discurso, José Luís Fiorin e Mikhail Bakhtin e, finalmente, para análise de estudos de gênero, Joan Scott, Pierre Bourdieu e Rachel Soihet. A relevância do tema se justifica, pois, em 1943, a revista atingiu a tiragem mundial de 7.000.000 exemplares; no Brasil foram distribuídas 500.000 unidades, além disso, são escassos os estudos sobre o gênero nos anos 1940.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Mídia impressa, Estudos de Gênero, Análise do Discurso, Reader´s Digest
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia, Cultura e Política: Identidades, Representações e Configurações do Público e do Privado no Discurso Midiático
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto