Violência simbólica contra a mulher nas estratégias midiáticas: uma análise do programa ‘The Love School’
Anexos
Informações
Título
Violência simbólica contra a mulher nas estratégias midiáticas: uma análise do programa ‘The Love School’
Autor(es)
Betina Bordin Pinto
Orientador(es)
Jorge Miklos
Data de Defesa
15/05/2016
Resumo (EN)
The purpose of this article is to develop a communication analysis about the television show The Love School, by the Brazilian television network, Rede Record. In this regard, the study proposes to verify the television’s network strategy of representing the female gender in relation to the “happiness imperative” concept, and how the TV network utilizes it in order to maintain an audience. The main questions for this research article are: what mediatic strategies are used by The Love School? What is the women’s role in society and how these are depicted by the TV show? What roles should a woman play in her marriage in order to maintain a healthy and happy relationship? To answer these questionings, two research methods were adopted. The first one regards a bibliographical analysis in order to build a theoretical foundation between studied disciplines and approach the communication, religion and mediatic imaginary regarding violence towards the female gender. For this first method, researches and studies from Siepiersky, Contrera, Eisler, Morin, Miklos, and Romano were used. The second method refers to analyzing the interpretation of findings in four episodes from The Love School aired in April 2014, whose titles were: Anxiety in a Relationship; How to deal with temptations; Virtual versus Real; The Love School’s Cruise. Also, besides these episodes, two other specific sections of the TV show were analyzed: “Supervirtuosa” and “Dicas do Rô”. The research methodology chosen was of content analysis, following Lawrence Bardin’s reference study guidelines. Research findings show how the adopted TV show format interferes directly regarding the patriarchal domination, therefore subduing the contemporary mediatic imaginary to its standards. Several happiness formulas presented by the show hosts are strongly emotionally imbued, leading the audience to interpret the woman’s natural condition in a marriage as only “to be quiet and beautiful”. Thus, in the TV show The Love School, the “voluntary servitude” attitude, which the female host conveys, while standing before the co-host and husband, is a sine qua non condition to ensure prosperity and success not only for society but specially marriage. Therefore, the TV show revealed itself has a modern mediatic agent contributing for maintaining a symbolic violence towards women, while diminishing the role of women in society by creating a “mentally submissive” audience.
Resumo
Esta pesquisa tem por temática um estudo comunicacional a respeito do programa ‘The Love School’, veiculado pela Rede Record. O objetivo é verificar a representação da mulher transmitida por este programa, que se apropria de uma fala que ecoa o ‘imperativo da felicidade’ como estratégia de conquistar o telespectador e fidelizá-lo. O problema de pesquisa funda-se nas seguintes questões: Quais as estratégias midiáticas utilizadas pelo programa ‘The Love School’?; Qual o lugar social da mulher que o programa defende?; Segundo o programa, qual o papel que a esposa deve desempenhar no casamento para que o mesmo tenha êxito e o casal seja feliz? Para investigar estas questões, optou-se por percorrer dois momentos metodológicos. O primeiro passo da pesquisa consistiu em um estudo bibliográfico para construir um aporte teórico por meio do diálogo interdisciplinar entre teorias que investigam as relações entre comunicação, religião, imaginário midiático e violência contra a mulher. Foram basilares os estudos de Siepierski, Contrera, Eisler, Morin, Miklos, Romano, entre outros. O segundo passo incidiu na escolha, coleta e análise do corpus da pesquisa: quatro episódios do programa ‘The Love School’, veiculados em abril de 2014, com os seguintes títulos: Ansiedade no Relacionamento; Como lidar com as tentações; Virtual X Real; O Cruzeiro da Escola do Amor. Além desses episódios, analisaram-se também dois quadros: “Supervirtuosa” e “Dicas do Rô”. Foi escolhida como metodologia a análise de conteúdo tendo por referência os estudos de Lawrence Bardin. Os resultados encontrados mostraram que o formato midiatizado do programa interfere de maneira muito pontual nas relações de dominação patriarcal que subjazem ao imaginário midiático contemporâneo. As fórmulas de felicidade ensinadas pelos apresentadores, fazendo uso de um apelo emocional, naturalizam o papel da mulher induzindo que a condição natural da mesma é a de tornar-se uma esposa “bela, recatada e do lar”. Para ‘The Love School’, a “servidão voluntária” da esposa diante do marido é condição sine qua non para o êxito no casamento e na vida socioeconômica. Nesse sentido, o programa se revelou com um agente midiático que contribui para a manutenção da violência simbólica e para a criação de uma ‘mentalidade submissa’ que implica a minoração do lugar da mulher na sociedade.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Imaginário Midiático, Imperativo da Felicidade, Mentalidade Submissa, Servidão Voluntária, Violência Simbólica, The Love School
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Estudos do Imaginário
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto