Espaços de Educação Não Formal e Estratégias de Comunicação em Ambientes Digitais: Uma Experiência na Sabina – Escola Parque do Conhecimento
Documento
Informações
Título
Espaços de Educação Não Formal e Estratégias de Comunicação em Ambientes Digitais: Uma Experiência na Sabina - Escola Parque do Conhecimento
Título (EN)
Non-Formal Education Spaces and Communication Strategies in Digital Environments: An Experience at Sabina - Escola Parque do Conhecimento
Autor(es)
Silvio Cesar de Oliveira
Orientador(es)
Profa. Dra. Carla Montuori Fernandes
Data de Defesa
25/06/2025
Resumo (EN)
Non-formal education spaces play a fundamental role in society, in the dissemination and promotion of knowledge. Using experiments, laboratories, facilities, audiovisual resources, among other pedagogical tools that these spaces have, individuals can explore scientific concepts, which stimulate their learning and provide them with a unique experience. However, the crisis caused by the COVID-19 pandemic has led these spaces to adapt their communication strategies to the virtual environment. Faced with a mediatized society, based on attention, this process has become a challenge. Thus, this research will analyze Sabina – Escola Parque do Conhecimento, a non-formal education space in Santo André (SP), aiming to understand, in light of the organizational communication theories of Terra (2021), Martinuzzo (2014) and Lemos (2021), how communication strategies in digital environments are related to the concepts of non-formal education and how they contribute to impacting their audiences. The methodology used adopts a qualitative, exploratory approach, focusing on a case study, divided into three stages. The first has the specific objective of describing Sabina's communication strategies implemented in digital environments. The second seeks to identify the premises of non-formal education in Sabina's communication strategies, through content analysis of posts published on its Instagram. Finally, in a third stage, the aim is to relate communication strategies in digital environments to the premises of non-formal education in Sabina's activities, using the analysis of the materials and strategies identified. The research demonstrated a significant relationship between media products, organizational communication strategies and the areas of non-formal education in the dissemination and promotion of scientific knowledge and construction of visibility in the digital environment.
Resumo
Os espaços de educação não formal desempenham um papel fundamental na sociedade, na disseminação e na promoção do conhecimento. Valendo-se de experimentos, laboratórios, instalações, recursos audiovisuais, dentre outras ferramentas pedagógicas que estes espaços possuem, os indivíduos podem explorar conceitos científicos, que estimulam o aprendizado e lhes proporcionam uma vivência única. Contudo, a crise provocada pela pandemia da covid-19 levou estes espaços a adaptar suas estratégias de comunicação para o âmbito virtual. Diante de uma sociedade midiatizada, baseada na atenção, este processo tornou-se um desafio. A presente pesquisa analisará a Sabina – Escola Parque do Conhecimento, um espaço de educação não formal de Santo André (SP), visando a compreender, à luz das teorias de comunicação organizacional de Terra (2021), Martinuzzo (2014) e Lemos (2021), de que forma as estratégias de comunicação em ambientes digitais estão relacionadas aos conceitos da educação não formal e de que maneira contribuem para impactar seus públicos. A metodologia utilizada adota uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, com foco em um estudo de caso, dividida em três etapas. A primeira tem como objetivo específico descrever as estratégias de comunicação da Sabina empreendidas em ambientes digitais. A segunda busca identificar as premissas da educação não formal nas estratégias de comunicação da Sabina, por meio da análise de conteúdo dos posts publicados em seu Instagram. Por fim, em um terceiro momento, almeja-se relacionar as estratégias de comunicação em ambientes digitais às premissas da educação não formal na atuação da Sabina, recorrendo à análise dos materiais e estratégias identificados. A pesquisa evidenciou uma relação significativa entre os produtos midiáticos, estratégias de comunicação organizacional e os âmbitos da educação não formal na disseminação e promoção do conhecimento científico e construção de visibilidade no ambiente digital.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Espaços de educação não formal; estratégias de comunicação em ambientes digitais; Sabina - Escola Parque do Conhecimento.
Publicado em
OLIVEIRA, S. C. de Espaços de Educação Não Formal e Estratégias de Comunicação em Ambientes Digitais: Uma Experiência na Sabina - Escola Parque do Conhecimento. 2025. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista, São Paulo, 2025.
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Nenhuma das opções
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - Universidade Paulista
Direito de Acesso
Acesso Aberto