Institucionalmente, a Universidade,
no imaginário social do interior da Amazônia,
ainda tem o mesmo papel da escola, ou seja, o de
formar cidadãos, sendo, assim, responsável tanto
pelo desenvolvimento técnico quanto social
e, ainda, pelo comportamento dos seus frequentadores.
Deste modo, o presente trabalho tem
o objetivo principal de apresentar a formação
continuada para tutores como uma experiência
inovadora e necessária através de grupos de trabalhos
virtuais no intuito de transformar continuamente
as relações práticas de ensino-aprendizagem
dos espaços e tempos pedagógicos.
Além disso, é de extrema relevância promover
e instituir a Educação a Distância nas regiões ribeirinhas
do Norte do Brasil visando a possibilidades
de desenvolvimento econômico e social
nesse contexto.
Institutionally, the university, in the
social imaginary of the people who live the interior
of the Amazon forest, still has the same role
of schools: educate citizens and be considered
responsible for both technical and social development
of individuals as well as for their behavior
development. The main objective of this work is
to present the Continuing Education of Tutors as
an innovative and necessary experience to groups
of virtual work, in order to continuously transform
the teaching-learning practices in different
educational contexts. Moreover, it is extremely
important to promote and establish distance education
in the different areas of northern Brazil,
aiming at the possibilities of economic and social
development in this context.