Resumo (PT)
Este artigo tem por objetivo discutir o papel do fórum no contexto da Educação a Distância (EaD), bem como analisar o fórum que ambientou as narrativas de vida dos alunos de Letras da Universidade Paulista/UNIP Interativa e de seus professores pesquisadores, ao longo do desenvolvimento do projeto “Encontros Interculturais em EaD: Narrativas de Vida dos Diferentes Brasis”. O artigo aponta o fórum de discussão como recurso potencializador de interatividade na EaD (TORI, 2010) e, portanto, como ferramenta eficaz para a construção de sentido e compartilhamento de saberes (VYGOTSKY, 2000; BRAGA, 2013; OKADA, 2006), mas alerta para o necessário comprometimento dos professores pesquisadores, mediadores das discussões, no que diz respeito à conscientização e ao estímulo dos alunos sobre as inúmeras possibilidades de interação, reflexão crítica e construção do saber que o fórum possibilita e favorece na EaD (CUNHA, 2015). O artigo demonstra e discute algumas postagens de
alunos e as mediações realizadas à luz do conceito de interatividade apresentado por Tori (2010).