A partir de dados de pesquisa aplicada a 65
estudantes, entre 14 e 25 anos, sobre como utilizam
plataformas digitais, móveis e pessoais para
aprender línguas com aplicativos, este artigo discute
os fatores e contextos que possam qualificar
essas oportunidades de aprendizagem. Além disso,
este artigo reflete alguns itens da análise de
aplicativos citados no questionário aplicado pelos
respondentes: Busuu, Babel e Duolingo. A metodologia
utilizada é qualitativa e trabalha questões
relacionadas aos estímulos para aprender, ao design
de interface, à aprendizagem do “aqui agora”,
bem como às condições tecnológicas e de ambiente
social para a aprendizagem.
Based on the data of a research applied to 65
students between 14 and 25 years old, using digital,
mobile and personal platforms for learning
languages with apps, this article discusses the factors
and contexts that might qualify these opportunities
for language learning. Additionally, this
article reflects the analysis of apps cited in the
questionnaire applied by respondents: Busuu,
Babel and Duolingo. The methodology used is
qualitative and emphasizes issues related to the
stimulus for learning, the interface design, tangential
learning as well as the technological and
social conditions and contexts for learning.