O USO DAS NARRATIVAS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUAS NA ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO
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Título
O USO DAS NARRATIVAS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUAS NA ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO
Title
THE USE OF DIGITAL STORYTELLING IN LANGUAGE TEACHING IN THE PUBLIC SCHOOL: A CASE STUDY
Autor(es)
Marcia Moura Onofre de Morais
Palavras-chave
Novos Letramentos. Novas Tecnologias Digitais. Narrativa Digital. Ensino de Línguas. Escola Pública.
Resumo
Este estudo – que é parte da minha dissertação
de mestrado e tem como foco o uso das
narrativas digitais no ensino de línguas em
uma escola pública – investigou um grupo de
alunos do Ensino Fundamental de uma escola
pública na região metropolitana de Belo Horizonte-
MG e buscou compreender as percepções
que esses alunos têm das possibilidades
de aprendizagem proporcionadas através das
novas tecnologias digitais. Para alcançar esse
objetivo, desenvolveu-se um estudo de caso
cujos participantes produziram histórias em
quadrinhos nos formatos analógico e digital.
Foi feita, então, uma entrevista final em busca
das percepções desses integrantes acerca dessas
produções. Os resultados da análise mostraram
que, por meio da produção das atividades, nos
dois formatos distintos – analógico e digital –,
os participantes perceberam os variados tipos
de letramentos necessários para essas produções.
Os resultados demonstram que uma ampliação
do uso das novas tecnologias nas escolas
proporcionaria aos alunos o uso dos novos
letramentos no processo de aprendizagem,
possibilitando, assim, uma abertura de horizontes
e a formação de alunos cidadãos mais
capazes e conscientes.
Resumo (EN)
This study, which is part of my dissertation, and
focuses primarily on the use of digital storytelling
in language teaching in a public school, investigated
a group of elementary education students at
a public school in the metropolitan area of Belo
Horizonte-MG, and tried to understand the perceptions
that these students have of the learning
opportunities offered by these new technologies.
In order to accomplish this, a case study was designed
in which the participants produced comic stories
both in the analog and digital formats. A final
interview was conducted, in search of participants’
perceptions on these productions. The results
showed that, through the production of these activities
in two different formats, the analog and the
digital, participants were able to perceive various
types of literacies necessary for these productions.
These results demonstrate that an increase of the
use of new technologies in schools would provide
the students opportunities to the use of new literacies
in the learning process by students, thus providing
an opening of horizons and allowing for the
education of more capable and conscious citizens.
Edição
3ª edição - Julho/Dezembro de 2015
Tipo de Arquivo
Artigo Científico
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto