O RECURSO EDUCACIONAL FLASHMEETING NO PROJETO COLABORATIVO DE APRENDIZAGEM ABERTA OPENLEARN ENTRE OPEN UNIVERSITY E PUCSP/TIDD
Documento
Informações
Título
O RECURSO EDUCACIONAL FLASHMEETING NO PROJETO COLABORATIVO DE APRENDIZAGEM ABERTA OPENLEARN ENTRE OPEN UNIVERSITY E PUCSP/TIDD
Autor(es)
Wander de Moraes
Palavras-chave
Inovação tecnológica. Gestão. Economia criativa. Tecnologia disruptiva. Colaboração.
Resumo
Este texto relata o desenvolvimento de uma pesquisa sobre o uso do recurso educacional de webconferência Flashmeeting (FM), disponível no LabSpace do projeto colaborativo de pesquisa OpenLearn, desenvolvido pelo CoLearn/ Open University e pelos programas de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUCSP (TIDD/PUCSP) e de Graduação em Tecnologia e Mídias Digitais da PUCSP (TMD/PUCSP). O Flahsmeeting tem sido utilizado pelos professores para divulgar suas pesquisas e promover a participação de alunos nas temáticas. É uma pesquisa de caráter exploratório que tem por objetivo conhecer o uso do recurso educacional Flashmeeting na PUC, bem como explorar as funcionalidades do ambiente durante o acompanhamento dos eventos promovidos por professores pesquisadores nos programas de Estudos Pós-Graduados (TIDD/PUCSP) e Graduação (TMD/PUCSP). Após o estudo do referencial teórico sobre o assunto e a exploração dos aspectos midiáticos do ambiente, as funções do FM foram detalhadas. O Flashmeeting apresenta-se como uma valiosa ferramenta para uso educacional por permitir a convergência de mídias de texto, som e imagem, bem como por facilitar a interação dos participantes e oferecer o registro e o armazenamento de eventos de webconferência. As vantagens apontam para a potencialidade do recurso no que se refere a oferecer suporte à comunicação e à construção colaborativa de aprendizagem.
Resumo (EN)
This paper reports the development of a survey on the use of educational resource for web conference called Flashmeeting (FM), available at the LabSpace of the collaborative research project OpenLearn, which was developed by CoLearn/Open University and by the Postgraduate Studies Program in Technology and Intelligence Digital Design PUCSP (TIDD/PUCSP) and the Undergraduate Technology and Digital Media PUCSP (TMD/PUCSP). Flashmeeting has been used by teachers to disseminate their research and promote the participation of students in the subject. It is an exploratory research that aims to understand the use of educational resource Flashmeeting at PUC, explore the features of the environment while monitoring the events promoted by faculty researchers in the Postgraduate Studies programs (TIDD/PUCSP) and Undergraduate (TMD/PUCSP). After the study of the theoretical framework on the subject of media and the exploi60 Scitis, vol. 1, setembro 2014 – Universidade Paulista tation of environmental aspects, the functions of FM were detailed. The Flashmeeting presents itself as a valuable tool for educational use by allowing the convergence of media text, sound and image, as well as to facilitate interaction between participants and offer the recording and storage of web conferencing events. The advantages point to the potential of the application in order to support communication and collaborative construction of learning.
Edição
1ª edição - Setembro de 2014
Tipo de Arquivo
Artigo Científico
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto