Resumo (PT)
Este ensaio apresenta uma reflexão acerca de três
conceitos pertinentes às discussões sobre a educação
na contemporaneidade: a interatividade, a hipermodalidade
e a hipertextualidade, tendo como
eixo algumas práticas discursivas contemporâneas,
como reality shows, telejornais, jornais e materiais
didáticos, além das possibilidades de inovação que
essas práticas podem abrir para a prática pedagógica
docente. Para a discussão das implicações da
interatividade, da hipermodalidade e da hipertextualidade
na educação, será feita uma reflexão sobre
esses fenômenos em alguns meios de comunicação
de massa com base em discussões teóricas elaboradas,
como LEMKE (2002), LÉVY (1993), MANOVICH
(2001), MITSIKOPOULOU (2015) e ROJO
e BARBOSA (2015), incluindo observações sobre
programas jornalísticos e de entretenimento. Posteriormente,
discutirei como os conceitos exemplificados
emergem na sala de aula por meio dos materiais
didáticos, concluindo, então, o texto com uma
reflexão a respeito das possibilidades de aprendizagem
e inovação que as práticas discursivas contemporâneas
(interativas, hipermodais e hipertextuais)
apresentam aos alunos e aos professores.