ESTUDO NARRATIVO: PROFICIÊNCIA, IDENTIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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Título
ESTUDO NARRATIVO: PROFICIÊNCIA, IDENTIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Title
NARRATIVE STUDY: PROFICIENCY, IDENTITY AND TEACHER EDUCATION
Autor(es)
Dilma Mello
Palavras-chave
Identidade. Proficiência em Língua Inglesa. Formação de Professores. Pesquisa Narrativa.
Resumo
Neste artigo, objetivo discutir a constituição ou re-constituição do meu processo identitário como usuária da língua inglesa, como língua adicional, a partir da experiência de ser identificada (ou não) como boa escritora e/ou falante dessa língua. Objetivo, ainda, discutir algumas possíveis implicações desse processo para a experiência de formação de professores. O estudo aqui abordado foi desenvolvido a partir de narrativas sobre minhas experiências como usuária de inglês, em meu próprio país e durante um período especifico vivido em um país de língua inglesa. Apoio-me também em experiências como docente no Curso de Letras. Com base na pesquisa narrativa, na perspectiva dos autores canadenses Connelly e Clandinin (1990) e Clandinin e Connelly (2000, 2011 e 2015), exponho e discuto algumas narrativas de experiência e componho seus sentidos de acordo com a proposta de interpretação (meaning making) de Ely et al. (1997).
Resumo (EN)
In this paper, I aim at discussing identity constitution or re-constitution within my own process of identity construction as a user of English, as an additional language, while living the experience of being (or not being) identified as a good writer and/or speaker of that language. Furthermore, I aim at discussing some possible implications of that process to the field of teacher education. The study addressed here was carried out through narratives to live by written about my own experiences as a user of English in my own country and in an English speaking country I lived in during a certain time. I also have as support some
experiences as an instructor in an undergraduate languages Course. According to Narrative Inquiry, considering the perspective of the canadian authors Connelly and Clandinin (1990), and Clandinin and Connelly (2000, 2011 and 2015), I pose and discuss some narrative of experiences and I make meaning of them having in mind the interpretive proposal offered by Ely et al. (1997).
Edição
4ª edição Janeiro/Junho de 2016
Tipo de Arquivo
Artigo Científico
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto