Resumo (PT)
Entender como a tecnologia muda
nossas práticas diárias, em especial a educação,
é um dos objetivos desta pesquisa de doutorado,
que teve como objeto um curso de inglês on-line
proposto por uma Instituição de Ensino de inglês
como língua estrangeira (LE). Tendo como
suporte a tese de que o curso de inglês estudado
indica uma tentativa de adaptação do ensino
de LE às lógicas das novas mídias, posicionando
professores e alunos num espaço onde o moderno
e o pós-moderno coexistem, foi realizada uma
análise qualitativa das páginas de um curso de
inglês na modalidade EaD, bem como da interação
tutor-aluno. Para esta investigação, apoiamos
nossas observações nos pressupostos pertinentes
aos estudos discursivos, dentre eles os da modernidade
e da pós-modernidade, o paradigma
dos novos estudos de letramento e a Análise do
Discurso de linha francesa (AD). Apesar da nova
configuração de leitura na tela propiciada pelo
meio digital e uma maior presença da multimodalidade,
constatamos que o curso nos remete
a uma postura tradicional de leitura em que o
aprendiz não é instigado a discutir ou agir com
criticidade. A interação dos participantes revela
como a LE é vista por eles e como isso influi na
construção da subjetividade de cada um.