Resumo (PT)
Este trabalho apresenta-se na área de formação de educadores. Parte de estudos sobre a potencialidade do uso de narrativas pessoais como possibilidade de caminhos para a reflexão de professores sobre suas ações pedagógicas. Pesquisas apontam que os relatos escritos sobre trajetórias de vida, principalmente os fatos que os direcionaram para a educação, podem provocar possibilidades para a criação de espaços para a reflexão do professor sobre a sua prática em sala de aula. Tem-se como questão mobilizadora deste estudo: Como utilizar o instrumento narrativas de vida durante a formação do professor em serviço? Para responder a questão, o trabalho desenvolve-se a partir de pesquisa bibliográfica sobre o tema e sobre algumas ações já desenvolvidas pelas pesquisadoras, em uma escola de Ensino Fundamental e Médio, no município de Santana de Parnaíba, São Paulo, Brasil, e em um curso de especialização de professores para o ensino de língua estrangeira. Os relatos individuais integram-se em uma rede que passa a refletir a historicidade local a partir das relações com o contexto mais amplo, ou seja, a história de vida do professor. O falar de si como caminho de desenvolvimento está presente nas obras de inúmeros autores,
como: Bueno et al. (1993); Bosi (1987); Cortez e Souza (2004); Freire (2001); Josso (1999); Nóvoa (1995); Romero (2010); Signorini (2006); Varani, Ferreira, Prado (2007).