Terapia cognitivo-comportamental em grupo: estratégia de psicoeducação com estudantes de enfermagem
Documento
Anexos
Informações
Título
Terapia cognitivo-comportamental em grupo: estratégia de psicoeducação com estudantes de enfermagem
Título (EN)
Group Cognitive Behavioral Therapy: Strategy for Psychoeducation with Nursing Students
Autor(es)
Deise Coelho de Souza | Lucas Rossato | Marta Regina Gonçalves Correia Zanini | Fabio Scorsolini-Comin
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Taxonomia
Publicado em
DE SOUZA, Deise Coelho et al. Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupo: Estratégia de Psicoeducação com Estudantes de Enfermagem. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 23, n. 1, p. 226-249, 2023.
Resumo (EN)
This study aimed to present the results of a psychoeducational psychotherapy group developed with Nursing students. Six meetings were held with five students from a public university in the state of São Paulo. The meetings were audio-recorded, transcribed and submitted to a reflexive-thematic analysis. The results found allowed the construction of five thematic categories: (1) Challenges of adapting to higher education; (2) Conceptions about mental health at the university; (3) Self-care and balance between university and personal life; (4) Interpersonal relationships and university life; (5) Perspectives and expectations about training. The process of integration into the university requires cognitive, affective and social mobilization, and relationships with peers, teachers and family members were highlighted as important for this adaptation. The participants highlighted knowing the importance of mental health care, but also admitted difficulties in promoting self-care. The group space was used as a listening environment, bonding and self-care. Psychoeducational groups proved to be important for the construction of coping strategies and a space for the reception of emerging demands.
Resumo
Este estudo teve por objetivo apresentar os resultados de um grupo psicoterápico psicoeducativo desenvolvido junto a estudantes de Enfermagem. Foram realizados seis encontros com cinco estudantes de uma universidade pública do Estado de São Paulo. Os encontros foram audiogravados, transcritos e submetidos à análise temático-reflexiva. Os resultados encontrados permitiram a construção de cinco categorias temáticas: (1) Desafios da adaptação ao ensino superior; (2) Concepções sobre saúde mental na universidade; (3) Autocuidado e equilíbrio entre a vida universitária e pessoal; (4) Relações interpessoais e vida universitária; (5) Perspectivas e expectativas sobre a formação. O processo de integração à universidade requer mobilização cognitiva, afetiva e social, sendo que as relações com os pares, professores e familiares foram destacadas como importantes para essa adaptação. As participantes destacaram conhecer a importância do cuidado em saúde mental, mas admitiram dificuldades de promoverem o autocuidado. O espaço grupal foi utilizado como ambiente de escuta, estabelecimento de vínculo e autocuidado. Os grupos psicoeducativos demonstraram ser importantes para a construção de estratégias de enfrentamento e um espaço para o acolhimento de demandas que emergem nessa etapa do desenvolvimento.
Palavras-chave
psicoterapia em grupo, saúde mental, universitários, terapia cognitivo-comportamental em grupo.
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - UNIP