Saúde mental, autoeficácia e adaptação universitária à pandemia de COVID-19
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Anexos
Informações
Título
Saúde mental, autoeficácia e adaptação universitária à pandemia de COVID-19
Título (EN)
Mental health, self-efficacy and university adaptation to the COVID-19 pandemic
Autor(es)
Marta Regina Gonçalves Correia Zanini | Lucas Rossato | Fabio Scorsolini-Comin
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Taxonomia
Publicado em
GONÇALVES CORREIA ZANINI, Marta Regina; ROSSATO, Lucas; SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Saúde mental, autoeficácia e adaptação universitária à pandemia de COVID-19. Revista de Psicología (PUCP), v. 41, n. 1, p. 185-218, 2023. http://dx.doi.org/10.18800/psico. 202301.008.
Resumo (EN)
This mixed study evaluated changes and stability in health indicators (depression, anxiety, stress, alcohol consumption and amount of hours of sleep) and the belief in academic self-efficacy of Brazilian university students, before and during the COVID-19 pandemic. The first step, quantitative and longitudinal, investigated 20 students (average age=20.8; SD=3.4) in the period of 2019 and 2020, suggesting the maintenance of mental health indi-cators and the reduction of alcohol consumption and self-efficacy. In the second, qualitative stage, interviews during the quarantine revealed processes of personal and academic adapta-tion, in addition to concerns about mental health in the face of the pandemic. Institutional responses by universities to these ongoing challenges are recommended, as opposed to an individual analytical perspective.
Resumo
Este estudo misto avaliou mudanças e estabilidades em indicadores de saúde (depressão, ansiedade, estresse, consumo de álcool e quantidade de horas de sono) e de crença de auto-eficácia acadêmica de universitários brasileiros, antes e durante a pandemia da COVID-19. A primeira etapa, quantitativa e longitudinal, investigou 20 estudantes (Midade=20.8 anos; DP=3.4) no período de 2019 e 2020, sugerindo a manutenção de indicadores de saúde mental e a redução do consumo de álcool e autoeficácia. Na segunda etapa, qualitativa, entrevistas durante a quarentena revelaram processos de adaptação pessoal e acadêmica, além de preocupações sobre a saúde mental diante da pandemia. Recomenda-se respostas insti-tucionais por parte das universidades a esses desafios em curso, em contraposição a uma perspectiva analítica individual.
Palavras-chave
adaptação psicológica, pandemia, depressão, ansiedade, estresse, universitário.
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - UNIP