Nomeação automática rápida de estímulos não alpha-numéricos como indicador de alterações atencionais.
Documento
Informações
Título
Nomeação automática rápida de estímulos não alpha-numéricos como indicador de alterações atencionais.
Autor(es)
Castrillo , M. J. J. ., Hamad, A. P. A. ., Pontes-Fernandes, A. C. ., Fukuda, M. T. H., & Zuanetti, P. A
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Taxonomia
Publicado em
Jacob Castrillo, M. J., Andrade Hamad, A. P., Cristina Pontes-Fernandes, A., Hebihara Fukuda, M. T., & Aparecida Zuanetti, P. (2023). Nomeação automática rápida de estímulos não alpha-numéricos como indicador de alterações atencionais. Revista Neuropsicologia Latinoamericana, 15(2).
Resumo
O objetivo deste estudo foi comparar o desempenho em nomeação automática rápida (NAR) entre crianças com e sem diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), analisando se alterações atencionais interferem negativamente na nomeação de estímulos, independente do nível de leitura. Para tal, a amostra analisada foi constituída por 57 crianças (idade entre 7 e 10 anos) provindas de escolas públicas brasileiras. As crianças foram divididas em dois grupos: GTDAH – 26 crianças com diagnóstico de TDAH (19% de sexo feminino); GC: 31 crianças sem alterações do neurodesenvolvimento (62% do sexo feminino). Os dados coletados para este estudo envolveram as medidas de NAR (cores, objetos, letras e números) e o desempenho em leitura – decodificação de palavras e pseudopalavras. A análise estatística ocorreu através de modelos de regressão linear utilizando o método LASSO. Todas as tarefas de NAR estiveram positivamente relacionadas com o desempenho em leitura, independente do grupo (GTDAH ou GC). Ao se controlar a variável leitura, o grupo com a condição de TDAH permaneceu com desempenho inferior ao GC na tarefa de nomeação de cores e objetos. A habilidade de NAR, independente do estímulo (cor, letras e outros), é uma variável preditora para a capacidade de leitura, porém, nomear estímulos não alfanuméricos (cores e objetos) requer uma atenção mais apurada. Este estudo mostrou que crianças com TDAH, mesmo com adequada capacidade de leitura, podem apresentar déficits na nomeação de cores e objetos.
Palavras-chave
transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, leitura, percepção visual, cognição, testes de linguagem
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - UNIP