Desempenho em linguagem escrita e aritmética: relação entre triagem (subitens do teste Neupsilin Infantil) e avaliação
Documento
Informações
Título
Desempenho em linguagem escrita e aritmética: relação entre triagem (subitens do teste Neupsilin Infantil) e avaliação
Título (EN)
Performance in written language and arithmetic: relationship between screening (subitems of the Neupsilin-Inf test) and assessment
Autor(es)
EB Casteli, J de Paula Oliveira, ÂC Pontes-Fernandes, MI Ferretti, MTH Fukuda, PA Zuanetti
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Taxonomia
Publicado em
Casteli, E. B., de Paula Oliveira, J., Pontes-Fernandes, Â. C., Ferretti, M. I., Fukuda, M. T. H., & Zuanetti, P. A. (2022). Desempenho em linguagem escrita e aritmética: relação entre triagem (subitens do teste Neupsilin Infantil) e avaliação. Research, Society and Development, 11(4), e16411427196-e16411427196.
Resumo (EN)
Introduction: mastering writing and performing well in arithmetic are highly valued in our culture and a factor that interferes in people's financial capacity and, therefore, in their quality of life. Early detection of children at risk for writing/arithmetic language disorders is therefore necessary. Objective: relating performance on a written language/arithmetic screening test and the result of the detailed assessment of these skills. Method: twenty-five children (10 females; mean age of 8.7 years and standard deviation of 1.1) from a public school participated in the study. These were submitted to two stages of evaluation, the first being a screening of oral/written language and arithmetic skills (dimensions of the Neupsilin Child, ou ou Neupsilin-Inf test, test) and, in the second stage, a detailed assessment of reading, writing and arithmetic (use of standardized tests ). For statistical inference, Fisher's exact test was used (α = 0.05). Results: the association was significant between the oral/written language screening and the results in the reading and writing tests, that is, the children who failed in these dimensions of the screening were the children with alterations in reading and writing tasks, however, between the result of the arithmetic skills screening test and the performance on the arithmetic test, the association was not significant. Conclusion: the screening test used in this study was effective in selecting children with reading or writing problems, but it was not the best way to assess the arithmetic skill.
Resumo
Introdução: dominar a escrita e apresentar bom desempenho em aritmética são extremamente valorizados em nossa cultura e um fator que interfere na capacidade financeira das pessoas e logo, em sua qualidade de vida. Detectar precocemente as crianças em risco para alterações de linguagem escrita/aritmética se faz então necessário. Objetivo: relacionar o desempenho em um teste de triagem para linguagem escrita/aritmética e o resultado da avaliação detalhada dessas habilidades. Métodos: participaram 25 crianças (10 do sexo feminino; idade média 8,7 anos, desvio padrão de 1,1) de uma escola pública. Essas passaram por dois momentos de avaliação, sendo o primeiro momento uma triagem de linguagem oral/escrita e habilidades aritméticas (dimensões do teste Neupsilin Infantil) e, no segundo momento, uma avaliação detalhada da leitura, escrita e aritmética (uso de testes padronizados). Para inferência estatística, utilizou-se o Teste Exato de Fisher (α = 0,05). Resultados: a associação foi significativa entre a triagem de linguagem oral/escrita e os resultados nos testes de leitura e escrita, ou seja, as crianças que falharam nessas dimensões da triagem foram as crianças com alterações em tarefas de leitura e escrita, porém, entre o teste de triagem de habilidades aritméticas e o desempenho na prova de aritmética, a associação não foi significativa. Conclusão: o teste de triagem utilizado neste estudo foi eficaz para selecionar as crianças com problemas em leitura ou escrita, mas não foi a melhor forma de triagem para a habilidade aritmética.
Palavras-chave
Linguagem infantil; Deficiências da aprendizagem; Triagem; Diagnóstico diferencial; Testes de linguagem.
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - UNIP