Avaliação de uma intervenção psicológica breve e on-line com estudantes de enfermagem
Documento
Informações
Título
Avaliação de uma intervenção psicológica breve e on-line com estudantes de enfermagem
Título (EN)
Evaluation of a brief online psychological intervention with nursing students
Autor(es)
Daniela Braga Favarin Persona | Marta Regina Gonçalves Correia-Zanini | Lucas Rossato | Deise Coelho de Souza | Fabio Scorsolini-Comin
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Publicado em
Revista Caderno Pedagógico - Studies Publicações Ltda.
Resumo (EN)
ABSTRACT
The aim of this study was to evaluate a brief, individual online psychological
support program aimed at nursing students during the COVID-19 pandemic. Pre-
and post-intervention assessments were conducted using: an anamnesis
questionnaire, the Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21), the General
Health Questionnaire, the Perceived Self-Efficacy Scale for Academic Situations,
the Academic Experience Satisfaction Scale, and the Positive and Negative
Affect Schedule. To compare the pre- and post-intervention measures, a
descriptive analysis of the variables was conducted, along with Student's t-test
and Pearson's correlation. The sample consisted of 21 students, the majority of
whom were female (95%), with a mean age of 21 years (SD = 1.80). After the
intervention, a significant change was observed in terms of mental health
measures (levels of stress, depression, negative affects, and self-efficacy), with
an effect size suggesting the effectiveness of the intervention. However, there
were no significant changes in students' perceptions regarding the course and
institution, as well as academic self-efficacy, which appeared to be more
ingrained. Support for university students should be developed not only through mental health care but also through institutional changes that may also contribute
to discomfort.
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar um programa de atendimento psicológico
individual breve e on-line voltado a estudantes de enfermagem durante a
pandemia da COVID-19. Foram aplicados pré e pós-intervenção: Questionário
de anamnese, Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21), Questionário
de Saúde Geral, Escala de autoeficácia percebida específica das situações
acadêmicas, Escala de satisfação com a experiência acadêmica e Escala de
afetos positivos e afetos negativos. Para comparar as medidas pré e pós
intervenção, realizou-se o levantamento descritivo das variáveis, teste t de
Student e correlação de Pearson. A amostra foi formada por 21 estudantes, a
maioria mulher (95%), com média de idade de 21 anos (DP = 1,80). Após a
intervenção observou-se uma mudança significativa em relação às medidas de
saúde mental (níveis de estresse, depressão, afetos negativos e autoeficácia),
com tamanho de efeito que sugere a eficácia da intervenção. Porém, não houve
mudanças significativas em relação às percepções quanto ao curso e à
instituição, bem como de autoeficácia acadêmica, medidas estas que se
mostraram mais cristalizadas. O acolhimento ao público universitário deve ser
desenvolvido não apenas a partir de cuidados em saúde mental, mas por
mudanças institucionais que também podem ser promotoras de mal-estar.
Palavras-chave
adaptação psicológica | Depressão | Ansiedade | Estresse | Saúde Mental | Universitários
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Financiamento
Financiamento próprio