Academic Performance in 1st and 3rd Grade: A Predictive Study
Documento
Informações
Título
Academic Performance in 1st and 3rd Grade: A Predictive Study
Título (EN)
Academic Performance in 1st and 3rd Grade: A Predictive Study
Autor(es)
Patrícia Oliveira de Lima Bento | Luciana Carla dos Santos Elias | Cristiane Clícia Pereira | Letícia Melo de Paulo | Marta Regina Gonçalves Correia-Zanini
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Publicado em
Psicologia: Teoria e Prática
Resumo (EN)
The early years of elementary school are essential for improving social and academic skills. This study aimed to predict academic performance in the 3rd year of elementary school based on school stressors, social skills and behavior problems, and academic performance in the 1st year and verify changes and stability of the investigated variables from the 1st to the 3rd year and associations. The study included 43 1st-year students with an average age of six years and 3rd-year eight-year-olds, and eight 1st-year teachers and seven 3rd-year teachers. The research was carried out in public schools in the interior of São Paulo. The following instruments were adopted: Provinha Brasil, Inventory of School Stressors, and Social Skills Rating System
(SSRS-BR). School stressors and academic performance in the 1st year were predictors of academic performance in the 3rd year. Students showed gains in academic performance and social skills, and reduction in behavior problems, with significant associations between variables. Predictive studies contribute to the development of prevention programs.
Resumo
Os anos iniciais do ensino fundamental são essenciais para o aprimoramento de habilidades sociais e acadêmicas. Este estudo teve como objetivos predizer o desempenho acadêmico no terceiro ano do ensino fundamental com base em estressores escolares, habilidades sociais e problemas de comportamento e desempenho acadêmico no primeiro ano e verificar mudanças e estabilidades das variáveis investigadas do primeiro para o terceiro ano e associações. Participaram do estudo 43 alunos do primeiro ano, com média de idade de 6 anos, e do terceiro ano, com média de 8 anos de idade, e oito professores do primeiro ano e sete do terceiro ano. A pesquisa foi realizada em escolas públicas do interior paulista. Adotaram-se os seguintes instrumentos: Provinha Brasil, Inventário de Estressores Escolares e Social Skills Rating System (SSRS-BR). Estressores escolares e desempenho acadêmico no primeiro ano foram preditores do desempenho acadêmico no terceiro. Os alunos presentaram ganhos em desempenho acadêmico, habilidades sociais e redução de problemas de comportamento, com associações significativas entre as variáveis. Estudos preditivos contribuem para elaboração de programas de prevenção.
Palavras-chave
Ensino Fundamental | Desempenho acadêmico | Alfabetização | Habilidades Sociais | Problemas de comportamento
Direito de Acesso
Acesso restrito
Financiamento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Programa de Apoio à Iniciação Científica [PAIC]) do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino [Unifae])