A potencialização dos estressores ocupacionais pela pandemia da Covid-19: um estudo com operadores de telemarketing
Documento
Informações
Título
A potencialização dos estressores ocupacionais pela pandemia da Covid-19: um estudo com operadores de telemarketing
Título (EN)
The increase in occupational stressors due to the Covid-19 pandemic: a study with telemarketing operators.
Autor(es)
Paulo Eduardo Benzoni; Carlos Jean R Lopes; Roberta Maísa dos Santos; Douglas Norberto N Angelillo; Rhayane Hayeska S. Castro; Thaisa Aurelina de Melo; Rafaela Ferreira Vaz; Eduarda Estefano Teixeira
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Taxonomia
Publicado em
BENZONI, Paulo Eduardo, et al. A potencialização dos estressores ocupacionais pela pandemia da Covid-19: um estudo com operadores de telemarketing. RELET-Revista Latinoamericana de Estudios del Trabajo, v. 26, n. 42, p. 115-134, 2022.
Resumo (EN)
The Covid-19 pandemic has had unprecedented impacts. The objective was to analyze the perception of stress and stressors in telemarketing operators, during the Covid-19 pandemic, compared to the general population in the same period. A non-probabilistic accessibility sample (N = 385) was used, divided into General Population (GP N = 327) and Telemarketing Operators (TO N = 58). The Stress and Stressors Perception Inventory and a demographic questionnaire were applied. The analysis was performed using the t test. Cronbach’s alpha was 0.95, and the perception of stress and stressors was higher in the TO group, in financial stressors, workload, work environment and general perception of stress (p≤0.05). The datas suggest that the work environment in Call Centers presents greater stress level during the COVID-19 pandemic.
Resumo
A pandemia da Covid-19 gerou impactos sem precedentes. Objetivou-se analisar a percepção de estresse e de estressores em operadores de telemarketing, durante a pandemia da Covid-19, em comparação à população geral no mesmo período. Utilizou-se uma amostra não probabilística por acessibilidade (N = 385), dividida em População Geral (PG N = 327) e Operadores de Telemarketing (OT N = 58). Aplicou-se o Inventário de Percepção de Estresse e Estressores e um questionário demográfico. A análise foi feita pelo teste t. O alfa de Cronbach foi de 0,95, e a percepção de estresse
e estressores foi maior no grupo OT, em estressores financeiros, carga de trabalho, ambiente de trabalho e percepção geral de estresse (p≤0,05). Os dados sugerem que o ambiente de trabalho em Call Centers apresenta um estresse maior durante a pandemia de Covid-19.
Palavras-chave
Covid-19, Estresse, Estressores, Telemarketing, Pandemia
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Financiamento
Programa Individual de Pesquisas para Docentes da Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP.