Análise do potencial antimicrobiano de extratos de plantas da Amazônia contra Staphylococcus epidermidis
Informações
Título
Análise do potencial antimicrobiano de extratos de plantas da Amazônia contra Staphylococcus epidermidis
Autor(es)
Paloma Kelly de Souza Belo
Orientador(es)
Ivana Barbosa Suffredini
Data de Defesa
29/06/2022
Resumo
Staphylococcus epidermidis é uma das bactérias mais relevantes causadora de lesões de pele em pacientes imunocomprometidos e em recém-nascidos, e que, na medicina veterinária, é o principal patógeno causador de mastites em vacas leiteiras. O Brasil é responsável pela maior biodiversidade de plantas com potencial fitoterápico. Extratos de plantas com atividade antibacteriana podem ser considerados para a produção de fármacos para prevenir e/ou tratar doenças infecciosas. Portanto, o presente estudo tem por objetivo avaliar a atividade antibacteriana de extratos vegetais de plantas da Amazônia contra a bactéria S. epidermidis. Materiais e métodos: Os extratos foram triados pela técnica de disco difusão em ágar (DDA) contra S. epidermidis, as concentrações bactericidas mínimas (CBM’s) foram obtidas pelo método da microdiluição em caldo (MDC), os extratos foram avaliados quanto as classes químicas por cromatografia em camada delgada (CCD) e bioautografia unidimensional e bidimensional para identificação das frações ativas e a toxicidade foi avaliada pelo modelo de Artemia salina (CE 50%). Resultados: 20 extratos foram ativos após o ensaio de DDA e foram identificadas diferentes concentrações de CBM para cada um deles. Os extratos foram relativamente tóxicos com exceção de N272, N1802, N1997 e N2169 que não mataram Artemia salina suficiente. Flavonoides e alcaloides foram verificados em frações ativas de alguns extratos. Discussão: A análise por bioautografia evidenciou bem as frações ativas de cada extrato, e quando comparado com a técnica de CCD algumas dessas frações evidenciaram a presença de possíveis alcaloides, flavonoides e cumarina. Conclusão: Os extratos N272, N2169 e N565 foram destacados por apresentarem grande potencial antibacteriano e baixa toxicidade.
Tipo
Tese
Palavras-chave
Produtos naturais, infecção bacteriana, atividade antibacteriana, cromatografia em camada delgada, bioautografia, flavonoides e alcaloides.
Publicado em
BELO, P. K. de S.; SUFFREDINI, I. B. (Orientadora). Análise do potencial antimicrobiano de extratos de plantas da Amazônia contra Staphylococcus epidermidis. 2022. Tese (Doutorado em Patologia Ambiental e Experimental) - Universidade Paulista, São Paulo, 2022. Disponível em: Acesso em: dd/mm/aaaa
Área de Concentração
Patologia Ambiental e Experimental
Linha de Pesquisa
Ecotoxicologia e Inovações Terapêuticas
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Triagem de plantas brasileiras com atividade antitumoral
Instituição
Universidade Paulista
Direito de Acesso
Acesso restrito
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - UNIP