Resumo (PT)
Objetivo – Verificar o conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre ressuscitação cardiopulmonar em Suporte Básico de Vida e identificar se os graduandos têm interesse pelo assunto. Métodos – Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem quantitativa, realizado com 60 discentes do curso de enfermagem de uma universidade privada de São Paulo (SP). A coleta de dados foi realizada entre agosto e setembro de 2012, por meio de aplicação de um questionário estruturado, contendo questões sobre o conhecimento dos alunos sobre a ressuscitação cardiopulmonar no Suporte Básico de Vida. A amostra foi composta por 60 graduandos de enfermagem do último ano do curso, sendo obtida por conveniência. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva simples. Resultados – A maioria dos participantes (55%) tinha conhecimento para identificar uma parada cardiorrespiratória e 21,7% indicaram que a conduta correta após a detecção deste evento. A maioria dos participantes (66,7%) referiu que não realizou curso extracurricular sobre a parada cardiorrespiratória e a ressuscitação cardiopulmonar e 68,3% buscaram melhores informações sobre o tema na literatura. Conclusão – Os graduandos de enfermagem possuem conhecimento insuficiente sobre o Suporte Básico de Vida, no entanto, possuem interesse em aprender mais sobre o tema.