Protocolo para uso de géis e espumas fluoretadas em populações indígenas e comunidades tradicionais com e sem acesso à água fluoretada no Brasil
Title
Protocol for the use of fluoridated gels and foams in indigenous populations and traditional communities with and without access to fluoridated water in Brazil
Autor(es)
Luiz Felipe Scabar
Edição
OUTUBRO/DEZEMBRO 2024
Tipo de Artigo
EDITORIAL / EDITORIAL
Resumo
Uma consulta pública, iniciativa conduzida pela Coordenação-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (CGSB/Desf/Saps/MS), em colaboração com um Grupo de Trabalho formado por especialistas no tema, disponibilizaram o Protocolo para uso de géis e espumas fluoretadas em populações indígenas e comunidades tradicionais com e sem acesso à água fluoretada no Brasil.
Conforme informações disponibilizadas no site do Ministério da Saúde, o objetivo é fornecer diretrizes baseadas em evidências científicas para o uso de géis e espumas fluoretadas entre populações indígenas e comunidades tradicionais brasileiras, independentemente do acesso à água fluoretada.
Com isso, as lideranças comunitárias em todo o país passam a contar com um recurso que pode apoiar a defesa do acesso a esses métodos preventivos, reconhecidos por sua eficácia e segurança no controle da cárie dentária.
O texto ainda destaca que o documento não se trata de um protocolo clínico ou diretriz terapêutica, mas sim de um protocolo voltado à implementação do uso de géis e espumas fluoretadas nessas populações. Seu propósito é orientar organizações comunitárias, serviços de saúde e profissionais sobre a utilização desses produtos como estratégia de prevenção da cárie dentária em nível populacional.