Prevenção do câncer bucal: desenvolvimento e avaliação de website educacional
Documento
Informações
Título
Prevenção do câncer bucal: desenvolvimento e avaliação de website educacional
Title
Prevention of oral cancer: educational website development and evaluation
Autor(es)
Denise Caluta Abranches | Andrea Pereira Simoes Pelogi | Monica Parente Ramos | Cleonice Hitomi Watashi Hirata | Shirley Shizue Nagata Pignatari | Norma de Oliveira Penido |
Edição
JULHO/SETEMBRO DE 2018
Tipo de Artigo
ORIGINAL ARTICLES / ARTIGOS ORIGINAIS
Palavras-chave
Prevenção de doenças; Neoplasias bucais; Carcinoma; Educação em saúde bucal
Resumo (EN)
Objective – To develop and evaluate an educational website in order to promote the prevention and early identification of oral cancer. Methods – A website with educational content on oral cancer, a knowledge questionnaire and a video of oral self-examination were developed. Results – The website developed was titled "Educational website for the prevention of oral cancer". The statistical analysis showed that the G1 and G2 groups were homogeneous regarding the previous knowledge about oral cancer. However, the G1 showed significant difference (P < 0.01) on the post-navigation knowledge on the website. Conclusion – The developed website proved to be an efficient educational tool for gaining knowledge about oral cancer. It enabled about 15.000 accesses to the website and reached approximately 500,000 views of the oral self-examination.
Resumo
Objetivo – Desenvolver e avaliar um website educacional no intuito de promover a prevenção e a identificação precoce do câncer bucal. Métodos – Foram desenvolvidos um website com conteúdo educacional sobre o câncer bucal, um questionário de conhecimento e um vídeo do autoexame bucal. Resultados – O website desenvolvido foi intitulado “Website Educacional da Prevenção do Câncer Bucal”. A análise estatística mostrou que os grupos G1 e G2 eram homogêneos quanto ao conhecimento prévio sobre o câncer bucal. Entretanto, o G1 mostrou diferença significante (p<0,01) sobre o conhecimento pós navegação no website. Conclusão – O website desenvolvido mostrou-se uma eficiente ferramenta educacional quanto ao ganho de conhecimento sobre o câncer bucal. Propiciou cerca 15.000 acessos ao website e atingiu aproximadamente 500.000 visualizações do autoexame bucal.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto