Resumo (PT)
Objetivo – Este estudo teve como finalidade: I) avaliar a prevalência das lesões dentárias traumáticas (LDTs) em pré-escolares; II) comparar a prevalência em escolas públicas e particulares; III) avaliar a necessidade de tratamento das LDTs. Métodos – Foi realizado um levantamento epidemiológico com 411 pré-escolares. As LDTs foram classificadas de acordo com Ellis (1972), adicionando-se a esse critério a alteração de cor. Os dados foram submetidos à análise de regressão de Poisson. Resultados– A prevalência das LDTs foi de 14,8%. O incisivo central superior foi o dente mais afetado sem diferença entre os lados. As meninas apresentaram menos trauma que os meninos (p<0,05) e a prevalência foi menor em escolas públicas (p<0,05). O trauma mais comum nas instituições públicas foi fratura de coroa envolvendo apenas esmalte, e nas privadas foi alteração de cor da coroa. Os resultados mostraram grande necessidade de tratamento, 41,4% para escolas públicas e 27,1% para particulares. Conclusão – Conclui-se que a prevalência das LDTs foi 14,8%, crianças de escolas particulares tiveram mais trauma e existe grande necessidade de tratamento, principalmente nas escolas públicas.