Modelo Transteórico: Intervenções nutricionais para aumentar o consumo de frutas e hortaliças entre adolescentes
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Informações
Título
Modelo Transteórico: Intervenções nutricionais para aumentar o consumo de frutas e hortaliças entre adolescentes
Title
Transtheoretical Model: Nutritional interventions to increase fruit and vegetable consumption among adolescents
Autor(es)
Danielle Fernandes da Costa, Adriana Garcia Peloggia de Castro
Edição
OUTUBRO/DEZEMBRO 2022
Tipo de Artigo
REVIEW ARTICLES / ARTIGOS DE REVISÃO
Curso
Nutrição
Palavras-chave
Adolescente; Modelo transteórico; Frutas; Verduras
Resumo (EN)
To discuss the use of the transtheoretical model in nutritional interventions to increase fruit and vegetable consumption among ado-lescents. Searches were performed in the SciELO, BIREME-Lilacs, Scopus and Medline-Pubmed databases by combining the keywords 'adolescent', 'transtheoretical model', 'fruit' and 'vegetable' and their respective terms in English and Portuguese languages. Publications were considered since the formation of databases that met the proposed theme. Eligibility criteria were to include studies with inter-ventions with adolescents who used the transtheoretical model to increase fruit and vegetable consumption, and articles that used the transtheoretical model for other dietary components were not eligible. 178 articles were found, of which 57 were excluded due to du-plicity, 74 discarded from titles, 43 for abstracts and one after reading the full article, with three articles being selected. Two eligible studies showed that after interventions based on the transtheoretical model, adolescents migrated from the initial stages of eating be-havior to the stages of preparation, action and maintenance and, as a consequence, increased consumption of fruits and vegetables. The other article showed no effect on changing the consumption of these foods, probably due to the type of intervention performed, which was not adequate. The transtheoretical model can be considered an instrument that favors the change in eating behavior, ho-wever, for interventions to be more effective, it is important that the proposed actions are specific for each stage of change.
Resumo
Discutir a utilização do modelo transteórico em intervenções nutricionais para aumentar o consumo de frutas e hortaliças entre os ado-lescentes. Foram realizadas pesquisas nas bases de dados SciELO, BIREME-Lilacs, Scopus e Medline-Pubmed pela combinação das pa-lavras-chave ‘adolescente’, ‘modelo transteórico’, ‘fruta’ e ‘hortaliça’ e seus respectivos termos, nos idiomas inglês e português. Foram consideradas publicações desde a formação das bases de dados que atendessem ao tema proposto. Os critérios de elegibilidade foram incluir estudos com intervenções com adolescentes que utilizaram o modelo transteórico para aumentar o consumo de frutas e hortaliças e não foram elegíveis artigos que usaram o modelo transteórico para outros componentes alimentares. Foram encontrados 178 artigos, dos quais 57 foram excluídos por duplicidade, 74 descartados a partir dos títulos, 43 pelos resumos e um após a leitura do artigo na íntegra, sendo selecionados três artigos. Dois estudos elegíveis mostraram que após as intervenções baseadas no modelo transteórico, os adolescentes migraram dos estágios iniciais do comportamento alimentar para os estágios de preparação, ação e manutenção e como consequência, o aumento no consumo de frutas e hortaliças. O outro artigo não mostrou efeito na mudança do consumo destes alimentos, provavelmente devido ao tipo de intervenção realizada que não foi adequada. O modelo transteórico pode ser considerado um instru-mento que favorece a mudança de comportamento alimentar, porém para que as intervenções sejam mais efetivas é importante que as ações propostas sejam específicas para cada estágio de mudança.
Instituição
Universidade Paulista
Direito de Acesso
Acesso Aberto