Educação em saúde: aspectos históricos no Brasil
Documento
Informações
Título
Educação em saúde: aspectos históricos no Brasil
Title
Health education: historical aspects in Brazil
Autor(es)
Tatiana Carvalho Reis | Maria Fernanda Santos Figueiredo | Luís Paulo Souza e Souza | José Rodrigo da Silva | Anna Karenina Martins do Amaral | Romerson Brito Messias | Maísa Tavares de Souza Leite | João Felício Rodrigues Neto
Edição
ABRIL/JUNHO DE 2013
Tipo de Artigo
REVIEW ARTICLES / ARTIGOS DE REVISÃO
Palavras-chave
Educação em saúde; Educação; Aprendizagem; Atenção à saúde; Gestão em saúde
Resumo (EN)
The present study aimed to understand the historical aspects of health education in Brazil. This is a review of the literature, held in the databases MEDLINE, SciELO and LILACS in the period 2002 to 2011. Search took place with the descriptor health education. Were also consulted contemporary textbooks of specialists in the field of education on the subject. It was found that the principle in the field of health adopted a traditional model of education, which aims to transmit scientific knowledge to the population. In the 1970 and 1980, there was the strong influence of the ideas and conceptions of Paulo Freire on the participation of the population in educational process, through the same by exposure of their contents. On the educational practices in the health field began to take place in order to pinpoint new directions, passing the scientific knowledge interact and popular. However, despite the discussions of the need for transformation of professional practice-oriented dialogue, it seems that they are not being reversed for practical actions. Therefore, in line with the new health model advocated by the Single Health System (SUS) becomes essential to rethink in measures to sensitize health workers to develop health education activities so dialogic dynamics, that instigate the participation of users in the planning and community health.
Resumo
O presente estudo teve como objetivo conhecer os aspectos históricos da educação em saúde no Brasil. Trata-se de uma revisão de literatura, realizada nas bases de dados MEDLINE, SciELO e LILACS no período de 2002 a 2011. Realizou-se a busca com o descritor educação em saúde. Também foram consultados livros-textos contemporâneos de especialistas da área de educação sobre a temática. Verificou-se que a princípio no campo da saúde adotou-se um Modelo Tradicional de Educação, que objetiva transmitir à população o conhecimento científico. Nas décadas de 1970 e 1980, houve a forte influência das idéias e concepções de Paulo Freire sobre a participação da população no processo educativo, através da exposição dialogada de seus conteúdos. Diante disso, as práticas educativas no campo da saúde começaram a realizar-se no sentido de apontar novos rumos, passando a interagir os saberes científicos e popular. No entanto, apesar das discussões da necessidade de transformação da prática profissional voltada para o diálogo, parece que elas não estão sendo revertidas para ações práticas. Portanto, em consonância com o novo modelo de saúde preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) torna-se imprescindível repensar em medidas que sensibilizem os profissionais de saúde a desenvolverem ações de educação em saúde de forma dialógica, que instiguem a participação dos usuários no controle e planejamento da saúde da comunidade.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto