Resumo (PT)
Objetivo – Determinar os principais desafios enfrentados pelos profissionais de enfermagem durante a assistência prestada aos usuários com DSA, em três hospitais públicos do Distrito Federal (DF). Métodos – As informações foram obtidas por meio da aplicação de um instrumento de coleta de dados, o qual foi preenchido por 60 profissionais de enfermagem, aleatoriamente selecionados, após aprovação do estudo pelo Comitê de Ética (CEP) da Universidade Paulista – UNIP, conforme previsto pela Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados – O estudo apontou a existência de uma limitação no processo de comunicação entre a equipe de enfermagem e o DSA, principalmente, pelo desconhecimento da Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) por parte dessa. Outras dificuldades, tais como estrutura inadequada de atendimento, a falta de materiais complementares e a indisponibilidade de intérpretes nos hospitais também foram apontadas pelos participantes do estudo. Conclusão – Sendo assim, a capacitação de profissionais de enfermagem em LIBRAS é uma alternativa importante a ser considerada para que haja uma melhoria no processo de comunicação com DSA no âmbito da atenção de saúde, aumentado a possibilidade de uma assistência humanizada e de qualidade do DAS nas unidades públicas de saúde.