Resumo (PT)
Objetivo – Avaliar o estado nutricional de escolares da periferia e do centro da cidade de Assis-SP. Métodos – Estudo de campo com 244 escolares, divididos entre duas escolas, na faixa etária de 5 anos e 4 meses a 13 anos e 6 meses, de ambos os gêneros, regularmente matriculados em escola da periferia e do centro do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino. Foi realizada avaliação nutricional por aferição do peso e estatura, através dos indicadores IMC/I, P/I e E/I. O estado nutricional foi comparado aos padrões de referência escore-z recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Resultados – De acordo com o indicador IMC/I os escolares da periferia e do centro apresentam respectivamente 2,46% e 0% de magreza, 72,13% e 55,74% eutrofia, 25,41%e 44,26% excesso de peso. Analisando o P/I 10,20% dos escolares da periferia estão com peso elevado para idade e 32,08% do centro estão nesta mesma condição. Conclusões – Há uma diferença no estado nutricional entre os grupos analisados, principalmente relacionado ao excesso de peso, onde nota-se maior prevalência nos escolares do centro, podendo estar justificado pelas condições socioeconômicas mais favoráveis desta população.