Resumo (PT)
Introdução — O intuito do presente trabalho foi avaliar o conhecimento sobre câncer bucal por parte dos alunos do último semestre do curso de Odontologia de três unidades distintas da UNIP (Sorocaba, Campinas e São Paulo). Aplicou-se um questionário sobre conhecimento sobre câncer bucal, em alunos das três unidades. Métodos — Foram realizadas 229 entrevistas (78 Indianópolis, 82 Campinas e 69 Sorocaba). Todos os questionários foram digitados em uma planilha do programa de computador Excel e os mesmos foram submetidos à análise estatística no programa de computador SPSS, versão 10.0. utilizando-se o método de correlação de frequências, aplicando-se o teste do Qui-quadrado, com intervalo de confiança de 95%, estabelecendo-se como estatisticamente significante os resultados cujo valor de p foram menores que 0,05. Resultados — A análise dos resultados permitiu constatar que de forma geral os alunos recebem informações sobre o assunto durante o curso de graduação, entretanto algumas diferenças importantes puderam ser percebidas. O fato mais marcante foi a diferença estatisticamente significante entre os conceitos obtidos, sendo que os alunos do campus Indianópolis apresentaram notas melhores que os de Campinas e Sorocaba. Considerando-se a soma dos conceitos A e B, 87,2% dos alunos do campus Indianópolis atingiram essa graduação, enquanto que apenas 39% dos alunos de Campinas e 65,2% dos alunos de Sorocaba conseguiram o mesmo. Conclusão — Para que se possa homogeneizar e melhorar o nível dos alunos propõe-se a criação de um programa universitário de prevenção de câncer bucal dentro da UNIP (todas as unidades), visando a padronização e divulgação dos métodos preventivos e de diagnóstico.