Resumo (PT)
Objetivo – Avaliar o aprendizado infantil relativo à saúde bucal por meio da aplicação de um folheto um questionário para crianças dos terceiro e quarto ano de uma escola de ensino fundamental da rede privada de Araraquara-SP. Métodos – Estórias da literatura infantil foram adaptadas aos assuntos de interesse da saúde como higiene bucal, cárie dental, conceito de placa bacteriana e alimentação. Para isso, um questionário objetivo foi aplicado antes e após a apresentação do folheto. Os escolares foram divididos em 2 grupos: G1 – terceiro ano: recebeu o folheto e participou de sua leitura e discussão do assunto e o G2 – quarto ano: somente recebeu o folheto e foi orientado para ler em casa juntamente com seus pais/responsáveis. Os dados foram analisados descritivamente por meio de distribuição de frequências, e a associação entre respostas corretas e os grupos pelo teste exato de Fisher (α=0,05). Resultados – As crianças já apresentavam bom conhecimento sobre dieta e higiene no momento inicial; todavia, quando questionados a respeito do biofilme, a maioria não soube responder com relação ao seu conceito e formas de prevenção. Com a aplicação do folheto, observou-se que os conhecimentos não se alteraram na maioria dos assuntos abordados, porém o G2 mostrou absorver melhor a informação sobre conceito de placa e consumo de alimentos açucarados. Conclusão – Sugere-se que o folheto não deva ser aplicado isoladamente, mas associado a outros métodos de orientação, pois o aprendizado se mostra melhor quando os programas educativos são contínuos.