Resumo (PT)
Objetivo – Avaliar a qualidade do sono de estudantes da graduação da área da saúde. Estudantes de escolas particulares são susceptíveis a transtornos do sono, em função da demanda acadêmica e profissional imposta a eles. Métodos – Foi aplicado o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh – (PSQI) e a escala de Sonolência de Epworth (ESE) a 150 estudantes. Resultados – 61,8% dos estudantes julgaram que a qualidade do sono é ruim. Não foram observadas diferenças estatisticamente significantes na qualidade do sono entre os gêneros, entre as diferentes faixas etárias, entre os diferentes cursos de graduação e entre os diferentes anos de graduação. Os componentes que mais interferiram na qualidade do sono ruim foram qualidade do sono (p = 0,001), latência (p = 0,035) e duração do sono (p = 0,001). 7,4% dos estudantes indicaram o uso de medicamentos para dormir. 37,5% queixaram-se de sonolência moderada e/ou muita sonolência diurna. Não foi encontrada associação entre a sonolência diurna excessiva e a qualidade do sono. Conclusão – A elevada prevalência de qualidade do sono ruim observada neste estudo pode ser decorrente da demanda acadêmica e profissional imposta aos estudantes.