Análise ergonômica do trabalho para mototaxista: uma avaliação qualitativa e relato de caso
Documento
Informações
Título
Análise ergonômica do trabalho para mototaxista: uma avaliação qualitativa e relato de caso
Title
Ergonomic work analysis for motorcicle taxi drive: a qualitive assessment and case report
Autor(es)
Rodrigo Canto Moreira, Mayara Kelly Botelho Rabelo
Edição
JANEIRO/MARÇO 2023
Tipo de Artigo
CASE REPORTS / RELATO DE CASO
Palavras-chave
Avaliação ergonômica; Modalidades de fisioterapia, Motocicletas; Categorias de trabalhadores
Resumo (EN)
Objective – Due to the reinless growth of big cities, the world of work has been suffering from high unemployment, causing the po-pulation to turn to other sources of income. Motorcycle taxi drivers are becoming more and more part of the daily lives of Brazilians. However, these workers face risks in the midst of chaotic traffic in cities, such as traffic accidents, excessive exposure to environmental factors such as solar radiation, rain, high noises, fatigue and stress, in addition to complaints of pain in some parts of the body, mostly in the column. With that, Ergonomics comes in as a good tool to improve working conditions and promote the increase in labor productivity of these workers. Methods – This article addressed the case report of a motorcycle taxi driver from Belém-PA. The tools Whoqol-Bref, EDI'S, Corlett-Manenica Diagram, REBA and the Thermo-Hydro-Decibelmeter-Luxmeter-Anemometer were used for data collection. Discussion – The temperature (82,4ºF-91,94ºF), noise (77-83,1dB) and luminance (650-5,900lux) evaluations show nonconformities according to the ergonomic standards established by NR-17. Conclusion – The results let to the conclusion that temperature, noise and excessive light can be environmental risk factors for the health of the motorcycle taxi driver, as well as the presence of pain and biomechanical changes in the cervical, thoracic and lumbar regions. Therefore, the activity of motorcycle taxi driver was classified as high ergonomic risk by the REBA method.
Resumo
Objetivo – Devido ao crescimento desenfreado das grandes metrópoles, o mundo do trabalho vem sofrendo com o forte desemprego, fazendo com que a população recorra a outras fontes de renda. Os mototaxistas estão fazendo cada dia mais parte do cotidiano dos brasileiros. Porém esses trabalhadores enfrentam riscos em meio ao trânsito caótico das cidades como acidentes de trânsito, a exposição excessiva aos fatores ambientais como a radiação solar, chuva, barulhos, ruídos, cansaço e estresse, além de queixas de dor em algumas regiões do corpo, principalmente na coluna. Com isso, a Ergonomia entra como uma boa ferramenta para melhorar as condições de trabalho e promover o aumento de produtividade trabalhista desses trabalhadores. Métodos – O presente artigo abordou o relato de caso de um mototaxista de Belém-PA. As ferramentas Whoqol-Bref, IDE’S, diagrama de Corlett-Manenica, REBA e o Termo-Higro-Decibelímetro-Luxímetro-Anemômetro foram utilizados para a coleta de dados. Discussão – As avaliações de temperatura (28ºC-33,3ºC), ruídos (77-83,1dB) e luminância (650-5.900lux) apresentam inconformidades de acordo com as normas ergonômicas estabelecidas pela NR-17. Conclusão – Os resultados levaram à conclusão que a temperatura, os ruídos e a luminosidade excessiva podem ser fatores ambientais de risco para a saúde do mototaxista, assim como a presença de algias e alterações biomecânicas nas regiões cervical, torácica e lombar. Sendo assim, a atividade de mototaxista foi classificada como alto risco ergonômico pelo método REBA.
Instituição
Universidade Paulista
Direito de Acesso
Acesso Aberto