Análise do marketing dos produtos alimentícios infantis
Documento
Informações
Título
Análise do marketing dos produtos alimentícios infantis
Title
Marketing analysis of children’s food products
Autor(es)
Gabrielle Stefany Soares Ribeiro
Edição
ABRIL/JUNHO DE 2020
Tipo de Artigo
ORIGINAL ARTICLES / ARTIGOS ORIGINAIS
Curso
Nutrição
Palavras-chave
Marketing; Alimentos; Política de saúde; Criança; Alimentos infantis
Resumo (EN)
Objective– To analyze the marketing of food products related to children. Methods– The method of approach used for observation,hypothetical deductive, quantitative form, products aimed at children, marketed in hypermarkets (represented by Y and Y²), neighbor-hood market (represented by X and X²) and wholesalers (represented Z¹ and Z²), in the municipality of Taubaté / SP. Each product ana-lyzed was classified into seven categories. Results– An observation was made of 432 products that have on their labels characters orchildren's drawings, being 419 processed products and 13 natural products. We found 30.09% of fat, 27.54% of dairy products, 15.5%of stuffed crackers, 14.81% of corn chips, 9.02% of fruit juice, 1.38% of fruits and 1, 62% whole products. Conclusion– When analyzing how many natural and industrialized products make use of the same character, none were found in common. At no time in thedata collection was it possible to observe that products that have a more childish marketing are arranged on the lower shelves in themedium and large markets, whereas in the small markets these products are not always on the lower shelves.
Resumo
Objetivo– Analisar o marketingnos produtos alimentícios destinados ao público infantil. Métodos– O método de abordagem utilizado foi de observação, hipotético dedutivo, de forma quantitativa, dos produtos voltados para o público infantil, comercializados em hiper-mercados (representados por Y¹ e Y²), em mercado de bairro (representados por X¹ e X²) e atacadistas (representados por Z¹ e Z²), no município de Taubaté/SP. Cada produto analisado foi classificado em sete categorias. Resultados– Foi feita a observação de 432 produtosque possuem em seus rótulos personagens ou desenhos infantis, sendo 419 produtos industrializados e 13 produtos naturais. Foram en-contrados 30,09% de guloseimas; 27,54% de produtos lácteos; 15,5% de biscoito recheado; 14,81% salgadinho de milho; 9,02% desuco de fruta; 1,38% de frutas e 1,62% produtos integrais. Conclusão– Ao analisar quantos produtos naturais e industrializados fazem uso do mesmo personagem, não foi encontrado nenhum em comum. No momento da coleta dos dados foi possível observar que os produtos que possuem um marketing mais infantilizado estão dispostos em prateleiras mais baixas nos mercados de grande e médio porte, já nos mercados de pequeno porte estes produtos nem sempre estão em prateleiras baixas.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto