Resumo (PT)
Objetivo– Analisar o marketingnos produtos alimentícios destinados ao público infantil. Métodos– O método de abordagem utilizado foi de observação, hipotético dedutivo, de forma quantitativa, dos produtos voltados para o público infantil, comercializados em hiper-mercados (representados por Y¹ e Y²), em mercado de bairro (representados por X¹ e X²) e atacadistas (representados por Z¹ e Z²), no município de Taubaté/SP. Cada produto analisado foi classificado em sete categorias. Resultados– Foi feita a observação de 432 produtosque possuem em seus rótulos personagens ou desenhos infantis, sendo 419 produtos industrializados e 13 produtos naturais. Foram en-contrados 30,09% de guloseimas; 27,54% de produtos lácteos; 15,5% de biscoito recheado; 14,81% salgadinho de milho; 9,02% desuco de fruta; 1,38% de frutas e 1,62% produtos integrais. Conclusão– Ao analisar quantos produtos naturais e industrializados fazem uso do mesmo personagem, não foi encontrado nenhum em comum. No momento da coleta dos dados foi possível observar que os produtos que possuem um marketing mais infantilizado estão dispostos em prateleiras mais baixas nos mercados de grande e médio porte, já nos mercados de pequeno porte estes produtos nem sempre estão em prateleiras baixas.