Resumo (PT)
Objetivo – Avaliar o hábito de leitura de trabalhos técnicos-científicos dos alunos de graduação em Enfermagem de uma universidade privada da cidade de São Paulo - SP no ano de 2010. A leitura é um hábito indispensável para a inserção social do indivíduo e para a formação da cidadania e do profissional. Métodos – Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de natureza quantitativa, realizado com discentes do curso de Enfermagem de uma universidade privada de São Paulo (SP). A coleta de dados foi realizada em setembro de 2011, por meio de aplicação de um questionário semiestruturado, contendo questões sobre o hábito de leitura dos alunos. Resultados – Dos 87 participantes da pesquisa, a maioria 51 (58,62%) estava na faixa etária entre 18 e 28 anos de idade e 61 (70,11%) considerava que não realizava a leitura de livros técnico-científicos com frequência. Em relação aos artigos científicos, 54 (62,06%) descreveram que não leem trabalhos científicos com frequência. A maioria dos discentes pesquisados (56 - 64,36%) afirmou que, frequentemente, realiza a leitura literária de entretenimento, indicando que esse gênero é o preferido dos participantes. Conclusão – Os graduandos analisados não adotam a leitura de livros e artigos técnico-científicos como um hábito frequente. O desenvolvimento de novas estratégias para a conscientização dos alunos sobre a importância da leitura científica na formação profissional é uma condição urgente.