Resumo (PT)
Objetivo– Realizar atividades de educação alimentar e nutricional em duas salas de pré-escolares de uma escola de Campos do Jordão– SP, totalizando 25 crianças com idades de 4 a 6 anos, para avaliar o quanto o conhecimento a respeito do assunto, pode ser benéfico para a promoção de bons hábitos alimentares. Métodos– As quatro atividades foram desenvolvidas no período de setembro a outubro de 2019. Primeiramente as crianças pintaram os alimentos que mais gostam de comer, os que elas costumam comer em casa e também responderam quais elas não comem, podendo assim verificar as preferências alimentares delas. A segunda atividade, foi a leitura do livro “A cesta de Dona Maricota”, e depois o debate sobre o livro, que despertou bastante a curiosidade das crianças e agregando conhecimento. A terceira atividade foi a brincadeira dos sentidos, onde as crianças foram vendadas e deveriam descobrir qual era o alimento dado nas mãos delas, elas podiam apalpar e cheirar para tentar descobrir quais eram os alimentos. A última atividade, foi o desafio dado para as crianças montarem um prato colorido e saudável, onde eles puderam demonstrar o quanto adquiriram conhecimento sobre alimentação e nutrição. Resultados– Os resultados das atividades de Educação Alimentar e Nutricional foram muito satisfatórios, os alunos se mostraram bastante curiosos e absorveram as informações transmitidas Conclusão– Conclui-se que atividades de educação alimentar e nutricional são importantes para que as crianças possam fazer escolhas mais saudáveis, e consequentemente gerar melhor qualidade devida.