The Brazilian Education System and the Production of Human Capital: an Emergy Analysis
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Informações
Título
The Brazilian Education System and the Production of Human Capital: an Emergy Analysis
Título (EN)
The Brazilian Education System and the Production of Human Capital: an Emergy Analysis
Autor(es)
José Hugo de Oliveira
Orientador(es)
Cecília Maria Villas Boas de Almeida
Data de Defesa
17/12/2019
Resumo (EN)
A nation’s economic performance is mainly driven by a combination of available resources, infrastructure, and the qualification level of its laborers; therefore, education plays a fundamental role in providing the workforce with qualified, skilled workers. The Brazilian education system currently involves direct actions from approximately sixty million people, among students, teachers, and administrative/technical/maintenance staff. Basic education is currently carried out mainly in public municipal and private schools, followed by state and federal public institutions nationwide, totaling about 186,000 units currently in operation. The education system’s action in producing human capital to feed the national workforce pushes the Brazilian GDP, according to the World Bank, into the group of the world`s ten largest, while the IBGE states that for every real invested in education, there is a R$ 1.85 reward for the GDP. In this work, the Brazilian education system’s role in providing the workers that compose over 90% of the national workforce is analyzed under the emergy synthesis perspective. For this purpose, the emergy accounting of the education system throughout a timeline spanning from the year 2002 to 2017, covering a full education cycle, from the first grade of the elementary (primary) school to the last year of a graduation program was carried out. The emergy demanded to support the full education cycle, the emergy required to form groups of workers in three levels of education, as well as the emergy invested per individual was calculated. This procedure also allowed for the assessment of the emergy dispended by laborers of different levels of knowledge and experience throughout their careers, as a measure of retribution for the emergy invested in their formation. The calculations are based on the actual scenario, which is a mix of in-class and distance teaching. A calculation under the hypothesis of a full migration to distance teaching was also performed, for comparisons. According to the results, the emergy of the work dispended in one year by a worker with primary-level education, one with secondary-level education, and one with a graduation-level education is, respectively, 2.8, 1.6, and 1.4 times the total emergy invested in their formation, which attests that the emergy invested in formation of workers can rapidly pay back. Additionally, the emergy required to support the education system corresponded to 6% of the national emergy budget figure in 2002, gradually descending to less than 2% in 2017, and the emergy contribution from the workforce in 2017 corresponds to 38% of the national emergy budget figure for that same year.
Resumo
O desempenho econômico de uma nação é impulsionado, sobretudo, por uma combinação de recursos disponíveis, infraestrutura e a qualificação de seus trabalhadores, portanto, a educação desempenha um papel fundamental no fornecimento de trabalhadores qualificados para a força de trabalho. O sistema educacional brasileiro envolve hoje ações diretas de cerca de sessenta milhões de pessoas, entre estudantes, professores e pessoal técnico/administrativo/de manutenção. A educação básica é conduzida, principalmente, em escolas públicas municipais e em escolas particulares, seguidas das escolas públicas estaduais e federais em todo o país, totalizando cerca de 186.000 unidades em operação. A ação do sistema educacional na produção do capital humano, que alimenta a força de trabalho nacional, contribui para que o PIB brasileiro, segundo o Banco Mundial, esteja entre os dez maiores do mundo, enquanto o IBGE afirma que, para cada R$ 1 investido em educação, ocorre um retorno de R$ 1,85 para o PIB. Nesse estudo, o papel do sistema educacional brasileiro no fornecimento de trabalhadores que compõem mais de 90% da força de trabalho nacional é analisado sob a perspectiva da Síntese em Emergia. Para tal, foi realizada a contabilidade em emergia do sistema educacional em uma série histórica, compreendendo os anos de 2002 a 2017, cobrindo um ciclo completo de educação, desde a primeira série do ensino fundamental ao último ano de um curso superior. A emergia demandada para formar alunos/trabalhadores em três níveis de educação, assim como a emergia investida por aluno, foi calculada. Esse procedimento também permitiu a avaliação da emergia despendida por trabalhadores de diferentes níveis de conhecimento e experiência ao longo de suas carreiras, como uma medida da retribuição pela emergia investida em sua formação. Os cálculos baseiam-se no cenário real, que é uma mescla de ensino presencial e ensino a distância. Um cálculo sobre a hipótese de uma migração completa para o ensino a distância também foi realizado, para fins de comparações. De acordo com os resultados, a emergia do trabalho despendida em um ano por um trabalhador de nível fundamental, um de nível médio e um de nível superior equivale a, respectivamente, 2,8, 1,6, e 1,4 vezes a emergia total investida em toda a sua formação, o que atesta que a emergia investida na formação de trabalhadores pode ser rapidamente ressarcida por meio da emergia do trabalho executado. Adicionalmente, a emergia requerida pelo sistema correspondeu a 6% do orçamento nacional de emergia em 2002, gradualmente diminuindo para menos de 2% em 2017 e a contribuição em emergia da força de trabalho em 2017 correspondeu a 38% do orçamento nacional de emergia para aquele mesmo ano.
Tipo
Tese
Palavras-chave
Emergia; Ensino a Distância; Ensino Presencial; Capital Humano.
Publicado em
OLIVEIRA, J. H. de; ALMEIDA, C. M. V. B. de (Orientadora). The Brazilian Education System and the Production of Human Capital: an Emergy Analysis. 2019. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Paulista, São Paulo, 2019. Disponível em: https://repositorio.unip.br/wp-content/uploads/tainacan-items/198/96807/JOSE-HUGO-DE-OLIVEIRA.pdf Acesso em: dd/mm/aaaa.
Área de Concentração
Sustentabilidade em Sistemas de Produção
Linha de Pesquisa
Avanços em Produção Mais Limpa e Economia Circular
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Produção e Meio Ambiente
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Programa de Suporte à Pós-Graduação – PROSUP/CAPES
Direito de Acesso
Acesso Aberto