Evolução do conceito de sustentabilidade e sua importância prática: o caso das empresas longevas no ISE B3 (2005 a 2022)
Informações
Título
Evolução do conceito de sustentabilidade e sua importância prática: o caso das empresas longevas no ISE B3 (2005 a 2022)
Autor(es)
Maria Aparecida Hess Loures Paranhos
Orientador(es)
Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto
Data de Defesa
27/06/2023
Resumo
As práticas Environmental, Social, and Governance (ESG) alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) se tornaram condição essencial para a sobrevivência das empresas em seus mercados de atuação por exigência de investidores, governos e consumidores cada vez mais conscientes. O presente estudo tem como objetivo analisar as empresas brasileiras integrantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores de São Paulo (ISE B3), que permaneceram em sua carteira desde a sua criação (2005 a 2022). Foi adotada a técnica de multimétodo exploratório para o estudo de caso dessas empresas. Primeiramente, foi analisada a evolução da carteira do ISE B3. Em seguida, foram selecionadas as empresas longevas integrantes dessa carteira que permaneceram durante 18 anos, resultando em seis empresas de três setores (bancário, de energia e de varejo). Por fim, foram analisados a evolução delas com foco nas dimensões ESG e o seu alinhamento aos ODS com base nos conceitos obtidos por meio da revisão da literatura, indicadores socioambientais e práticas green manufacturing, publicadas nos relatórios de sustentabilidade ou no relato integrado. Os resultados mostram que o número de empresas integrantes do ISE B3 aumentou no período estudado. A análise das empresas selecionadas no estudo de caso permitiu identificar as oscilações nas suas pontuações que modificaram a sua posição no ranking geral do índice. A avaliação do alinhamento das práticas ESG dessas empresas aos ODS demonstrou que os índices ESG disponíveis compreendem respostas voluntárias a um questionário de empresas de diferentes setores que podem entender a mesma pergunta de maneira diferente. Detectou-se a falta de homogeneidade nos relatórios analisados e nos indicadores relacionados às informações ESG, o que pode ser facilmente resolvido com o estabelecimento de recomendações e a implementação de padrões globais mais transparentes. O presente estudo possibilitou determinar a evolução das práticas ESG das empresas longevas integrantes do ISE B3 e o seu alinhamento aos ODS.
Tipo
Tese
Palavras-chave
sustentabilidade corporativa; mercado de capitais; padrões globais; metas de desenvolvimento sustentável; divulgação ESG.
Publicado em
PARANHOS, M. A. H. L.; COSTA NETO, P. L. de O. (Orientador). Evolução do conceito de sustentabilidade e sua importância prática: o caso das empresas longevas no ISE B3 (2005 a 2022). 2023. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Paulista, São Paulo, 2023. Disponível em:
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Linha de Pesquisa
Redes de Empresas e Planejamento da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Indústria 4.0: Aspectos Tecnológicos, Econômicos, Sociais e Ambientais
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
Direito de Acesso
Acesso restrito