Estratégias para ampliar a participação de agricultores familiares na alimentação escolar.
Documento
Informações
Título
Estratégias para ampliar a participação de agricultores familiares na alimentação escolar.
Autor(es)
Genyvana Criscya G. Carvalho
Orientador(es)
Oduvaldo Vendrametto
Data de Defesa
18/02/2022
Resumo
O Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) é uma das maiores políticas públicas brasileiras pelo qual diariamente 40 milhões de crianças brasileiras são beneficiadas com refeições durante o horário em que permanecem na escola. As refeições devem ser elaboradas para satisfazer 20% das necessidades nutricionais diárias dos estudantes e priorizando uma alimentação saudável. Para impulsionar a renda através da compra de alimentos produzidos diretamente da Agricultura Familiar (AF), foi sancionada a Lei nº 11.947/2009, que estabelece que do repasse financeiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no mínimo 30% deve ser utilizado para a aquisição de gêneros alimentícios provenientes da Agricultura Familiar ou de suas organizações. Diante dessa exigência legal, surge o problema de pesquisa: Quais estratégias devem ser realizadas pelo poder público municipal para ampliar a participação da Agricultura Familiar na Alimentação Escolar? O questionamento desencadeia o objetivo desse trabalho que é formular estratégias que favoreçam a ampliação da participação do agricultor familiar no PNAE aplicável aos municípios. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa-ação e Estudo de Caso, realizado no município de Piripiri-PI. A pesquisa foi limitada devido a pandemia causada pelo SARS-CoV2 (COVID-19), que impossibilitou a observação local, ao alterar as rotinas das escolas nos anos de 2020 e 2021. O estudo do caso do Município de Piripiri-PI permitiu visualizar a importância do alinhamento dos objetivos do PNAE e do apoio do poder público, como primordiais para o aumento da participação da AF. Com a pesquisa foi identificado que a falta de conhecimento generalizado das operações, é o principal entrave para a participação dos agricultores na AE. Como decorrência desse fato, observado a partir da proposta da Tese, o poder público local sensível ao problema, decidiu propor a criação da Semana da Agricultura Familiar por meio da Lei nº 959 de 3 de dezembro de 2021, e a elaboração e da Cartilha “PNAE e Agricultura Familiar”. Concluiu-se que o PNAE possui ainda muitas dificuldades em sua implementação, principalmente quando se trata de cumprir o percentual mínimo estabelecido para a Agricultura Familiar. No entanto, ainda é possível ampliar e melhorar essa política pública tão importante para o sucesso do processo de ensino aprendizagem, que é a motivação dessa Tese.
Tipo
Tese
Palavras-chave
Programa Nacional de Alimentação Escolar; Inclusão social, agricultura familiar.
Publicado em
CARVALHO, G. C. G.; VENDRAMETTO, O. (Orientador). Estratégias para ampliar a participação de agricultores familiares na alimentação escolar. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Paulista, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.unip.br/wp-content/uploads/tainacan-items/198/92822/GENYVANA-CRISCYA-G.-CARVALHO.pdf
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Linha de Pesquisa
Redes de Empresas e Planejamento da Produção
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
Direito de Acesso
Acesso Aberto