Desenvolvimento de horta modular em ambientes escolares com potencial para reprodução em outros espaços
Documento
Informações
Título
Desenvolvimento de horta modular em ambientes escolares com potencial para reprodução em outros espaços
Título (EN)
DEVELOPMENT OF A MODULAR GARDEN IN SCHOOL ENVIRONMENTS WITH POTENTIAL FOR REPRODUCTION IN OTHER SPACES
Autor(es)
SIRLEI RODRIGUES DO NASCIMENTO
Orientador(es)
ODUVALDO VENDRAMETTO
Data de Defesa
03/12/2024
Resumo (EN)
The cultivation of gardens within school environments fosters awareness of healthy eating and encourages arrangements in appropriate dimensions, which can be replicated for self-consumption by students and the community. This cultivation is also a strategy for producing a portion of one’s own food. Generally, schools have unused spaces that can be transformed into cultivation sites, enabling the learning of vegetable production. The challenge lies in organizing stakeholders (students, teachers, parents, staff, community, and similar entities) who can participate in and take responsibility for the processes of production, harvesting, and consumption of the products obtained. Commitment, effort, and engagement from individuals are necessary for the success of the garden. Given the current social context and food insecurity, where the interdependence of sustenance and the environment has become crucial in public policy formulation, the cultivation of modular gardens in schools, with potential for replication, is a promising and viable alternative for food production and self-consumption. The research conducted for this case study is qualitative, exploratory, and descriptive in nature. To monitor the behavioral impacts resulting from the implementation of the garden, a working group was formed, consisting of 20 students from the Technical Course in Business Administration, who were monitored over a period of two years. Knowledge contributions were obtained through visits to schools and social groups cultivating in areas under viaducts and along high-voltage lines, in spaces granted or authorized by public authorities or companies. A prototype of a modular garden was created in a public school in Ribeirão Pires, São Paulo, where the challenges, gains, and losses in a real-life situation were assessed. The results of the experiment demonstrated that the cultivation of modular gardens in schools can be effective in promoting awareness of the importance of producing and consuming vegetables and in encouraging the replication of the method in other locations. The standardization of beds, products, nutritional values, and cultivation techniques indicates real possibilities for reproducing the model in different environments.
Resumo
O cultivo de hortas no ambiente escolar promove a conscientização sobre alimentação saudável e estimula arranjos em dimensões adequadas, arranjos que podem ser reproduzidos para autoconsumo pelos participantes discentes e da comunidade. O mesmo cultivo é estratégia para a produção de parte do próprio alimento. As escolas, de maneira geral, possuem espaços não utilizados que podem ser transformados em local de cultivo, o que permite o aprendizado da produção, especialmente de hortaliças. A dificuldade consiste em organizar stakeholders (alunos/professores/pais/funcionários, comunidade e entidades assemelhadas) que possam participar e se responsabilizar pelos processos de produção, colheita e consumo dos produtos obtidos. São necessários comprometimento, empenho e engajamento das pessoas para que a horta seja bem-sucedida. Diante do presente contexto social, da insegurança alimentar em que a interdependência do sustento e do meio ambiente se tornou fundamental na formulação de políticas públicas, o cultivo de hortas modulares na escola, para que possam ser replicadas, é uma alternativa promissora e viável de produção e autoconsumo de alimentos. A pesquisa realizada para este estudo de caso tem natureza qualitativa, exploratória e descritiva. Para acompanhamento dos impactos comportamentais advindos da implementação da horta, foi criado um grupo de trabalho. Dele participaram 20 alunos do Curso Técnico em Administração de Empresas, acompanhados por um período de 2 anos. A contribuição de conhecimentos foi obtida por meio de visitas a escolas e grupos sociais em cultivos sob viadutos e linhas de alta tensão, em espaços cedidos ou autorizados pelo poder público ou por empresas. Um protótipo de horta modular foi criado em uma escola pública em Ribeirão Pires (S. P.), onde foram avaliadas as dificuldades, os ganhos e as perdas em uma situação real. Os resultados do experimento mostraram que o cultivo de hortas modulares na escola pode ser eficaz para promover a conscientização sobre a importância da produção e do consumo de hortaliças e para incentivar a replicação do método em outros locais. A padronização de canteiros, de produtos, de valores nutricionais e de técnicas de cultivo indica reais possibilidades da reprodução do modelo em outros ambientes.
Tipo
Tese
Palavras-chave
alimentação saudável, horta escolar, horta modular, stakeholders
Publicado em
NASCIMENTO, S. R. do.; VENDRAMETTO, O. (Orientador). Desenvolvimento de horta modular em ambientes escolares com potencial para reprodução em outros espaços. 2024.Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Paulista, São Paulo, 2024.
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Linha de Pesquisa
Redes de Empresas e Planejamento da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Nenhuma das opções citadas
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
CAPES
Direito de Acesso
Acesso Aberto