Walter Silva: o mais popular disc-jóquei de São Paulo em sintonia com a transformação da música brasileira
Anexos
Informações
Título
Walter Silva: o mais popular disc-jóquei de São Paulo em sintonia com a transformação da música brasileira
Autor(es)
Marcelo Abud
Orientador(es)
Heloísa de Araújo Duarte Valente
Data de Defesa
26/06/2017
Resumo (EN)
This research has, as its theme, the role played by the so-called "vitrolão" in Brazilian radio. This format that came to unite the music recorded on disc to the personality of the disc jockeys, replacing the live musical shows and with orchestra that prevailed in the Brazilian radio, between 1940 and the mid-1950s had great importance not only related to reception, but to radiophonic language itself. This study seeks to highlight the relationship between music and its mediated forms, over at least two decades, from the way of thinking and producing for the radio and the music of Walter Silva, a name of fundamental importance not only for the innovation in radiophonic language but also for the diffusion of Brazilian popular music and, in particular, Bossa Nova. As it is a historical research, the methodology applied was the analysis of documentary and bibliographic sources. The theoretical reference is based on studies of sonology (Fernando Iazzetta), orality (Paul Zumthor), history (Marcos Napolitano), Lipovetsky, and other researchers and authors of books dedicated to Bossa Nova and the radio. The main sources researched to compose the corpus were Walter Silva’s Personal Collection, materials collected in documentation centers. Consequently, it is intended to reconstruct the memory of the São Paulo radio between the late 1950s and the early 1980s, during that period of time Walter Silva achieved audience leadership with his "Pickup of the Picapau." Another contribution of this research is linked with its epistemological contribution: subsidies that allow the radio student in the elaboration of projects and consistent programs, based on the study of the radiophonic language base. The results point to the interweaving between musical memory and media memory, once the "vitrolão" model promotes an attentive listening what the radio diffuses, while it provides an important means of spreading the Brazilian music of that period, as well as its main interpreters and composers.
Resumo
Esta pesquisa tem, como tema, o papel desempenhado pelo denominado “vitrolão” no rádio brasileiro. Este formato que veio a unir a música gravada em disco à personalidade dos disc-jockeys, em substituição aos programas musicais ao vivo e com orquestra que imperavam no rádio brasileiro, entre 1940 e meados dos anos 1950 teve grande importância não apenas no que diz respeito à recepção, mas à própria linguagem radiofônica. Este estudo busca destacar a relação entre a música e suas formas mediatizadas, ao longo de pelo menos duas décadas, a partir da maneira de pensar e produzir para o rádio e a música de Walter Silva, nome de fundamental importância não apenas pela inovação na linguagem radiofônica, bem como para a difusão da música popular brasileira e, em especial, da Bossa Nova. Por se tratar de uma pesquisa histórica, a metodologia aplicada foi a análise de fontes documentais e bibliográficas. O referencial teórico apoia-se em estudos da sonologia (Fernando Iazzetta), da oralidade (Paul Zumthor), da história (Marcos Napolitano), Lipovetsky, além de outros pesquisadores e autores de livros dedicados à Bossa Nova e ao rádio. As principais fontes pesquisadas para compor o corpus foram o Acervo Pessoal Walter Silva (APWS) , materiais recolhidos em centros de documentação.
Com isso, pretende-se reconstruir a memória do rádio paulistano entre o final dos anos 1950 e o início da década de 1980, período em que Walter Silva alcançou a liderança de audiência com seu “Pick-up do Picapau”. Uma outra contribuição desta pesquisa é de natureza instrumental: subsídios que permitam ao estudante de rádio na elaboração de projetos e programas consistentes, a partir do estudo da base da linguagem radiofônica. Os resultados apontam para o entrelaçamento entre memórias musical e midiática, uma vez que o modelo “vitrolão” promove uma escuta atenta do que o rádio veicula, ao mesmo tempo em que serve de importante meio de divulgação da música brasileira daquele período e de seus principais intérpretes e compositores.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
memória radiofônica, Walter Silva, Pick-up do Picapau, estruturas radiofônicas, Bossa Nova
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Centro de Estudos em Música e Mídia
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto