Vida e morte de um projeto editorial: um estudo da representação do masculino na Revista Alfa
Anexos
Informações
Título
Vida e morte de um projeto editorial: um estudo da representação do masculino na Revista Alfa
Autor(es)
Thatiana de Souza Lino
Orientador(es)
Carla Reis Longhi
Data de Defesa
20/03/2015
Resumo (EN)
The life and death of a publishing project: a study of the male representation in the magazine Alfa is a study that: aims to analyze the magazine Alfa as a media product based on its structure in printed media; identify and verify the male representation by means of specific characteristics present in contemporary society and in the magazine; analyze the lifestyle proposed by the magazine and its acquisition by the readers. Alfa (alpha) is a title by the company Editora Abril (Abril publisher) aimed at the male audience. It was launched in a time period when the instantaneity of access on the internet was at its rise. There are many studies based on the female gender due to women’s emancipation, however, there aren’t many researches focused on males. If women have changed, so have men. The establishment of a media product that represents the ideal modern male provided an opportunity for the fulfillment of this project. Martin-Barbero's theory on mediations was used to analyze the magazine and its marketing, cultural and social aspects. Alfa very well fulfilled its role as a lifestyle magazine, encompassing fashion, health, beauty and behavioral themes, which are the “formula” to success for this type of publication. It was designed and developed with the objective of reaching a readership that identifies with the type of masculine representation exhibited in the magazine. It was also verified that this was due more to the formation of new consumer markets rather than to the division of to genres.
Resumo
Esta pesquisa objetiva analisar a Revista Alfa como produto midiático, a partir da sua estrutura como mídia impressa; identificar e verificar a representação do masculino por meio de características peculiares da sociedade contemporânea expostas na Revista; averiguar o estilo de vida proposto pela Revista e apropriação do mesmo pelo público. “Alfa” é um título da Editora Abril voltado ao público masculino, lançado em um momento em que a instantaneidade de obter informações pela internet estava no princípio de sua ascensão. Há diversos estudos sobre o gênero feminino a partir da emancipação da mulher, mas há poucas pesquisas voltadas ao gênero masculino. Se a mulher mudou, o homem também mudou. A criação de um produto midiático que represente o ideal masculino contemporâneo abriu precedentes para este trabalho. A pesquisa é qualitativa, de caráter interdisciplinar, e tem como base a pesquisa descritiva e a bibliográfica. Utilizamos a teoria de Martín-Barbero sobre as mediações para analisar a referida revista em seus aspectos mercadológicos, culturais e sociais. A “Alfa” cumpriu bem seu papel como revista de estilo de vida; abarcou temas como moda, saúde, beleza e comportamento, a “fórmula” do sucesso desse tipo de publicação. Foi pensada e desenvolvida com o objetivo de atingir um público leitor que se identificasse com as representações de masculinidade nela expostas, o que se verifica estar mais relacionado à formação de novos mercados consumidores do que à divisão de gêneros.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Mídia Impressa, Masculinidade, Mediações, Representações, Estilo de Vida
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia, Cultura e Política: Identidades, Representações e Configurações do Público e do Privado no Discurso Midiático
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto