Tutti Buona Gente? – O imaginário midiático do imigrante italiano no jornal “O Estado de S. Paulo” no final do século XIX
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Informações
Título
Tutti Buona Gente? - O imaginário midiático do imigrante italiano no jornal “O Estado de S. Paulo” no final do século XIX
Autor(es)
Juliana Ayres Pina
Orientador(es)
Maurício Ribeiro da Silva
Data de Defesa
19/02/2018
Resumo (EN)
The research deals with the imagery of the media concerning Italian immigrants in the newspaper The State of S. Paulo at the end of the 19th century and seeks to discuss how the elites of São Paulo portrayed the European workforce that was received in the city of São Paulo at that time. The research question points to the fact that, as the Italian substitute for the black man's workforce, in an already structured economy where there is a clear division of roles between the elite and the working class, there would have been some level of equality between these two groups (Italians and blacks) in the present register in the newspaper, indicating - for the elites - the permanence of an imaginary of slavery? Secondly, if so, what symbolic elements, somehow linked to the black imagination, have been linked to this purpose? Our hypothesis is that the newspapers of the time already had a specific discourse to describe immigrants recently arrived in São Paulo and, in the sense of maintaining the status quo of the São Paulo elites, used in the portrait of Italian symbolic attributes that refer to the black population, constituting the media imaginary concerning Italian from the idea of the subservient and inferior worker, idea is previously related to the black. The text of the newspaper The State of S. Paulo, at the time denominated Province of São Paulo, was chosen as a corpus of research, with the temporal form from 1875 to 1899 from the digitized access available in the network. In the first stage, based on the content analysis of Bardin, a quantitative survey of the texts and the sections in which they were inserted was carried out. From this result, the main attributes related to the blacks in the period, from the researches of Lilia Moritz Schwarcz, were analyzed, trying to verify the link between these attributes and the Italian term, concluding that the hypothesis that the discourse of the media uses the imagination of the Negro to describe the Italian immigrant at that time. The works of some authors contributed to the research, as on the Brazilian History of Oscar Pilagallo, Lilia Moritz Schwarcz and Roberto Pompeu de Toledo. In the context of Critical Theory of Communication and Imaginary, we highlight the contributions of Edgar Morin, John B. Thompson and Malena Segura Contrera.
Resumo
A pesquisa discorre sobre o imaginário midiático acerca dos imigrantes italianos no jornal “O Estado de S. Paulo” do final do século XIX e busca discutir o modo como as elites paulistas retratavam a mão de obra europeia que era recebida na capital paulista naquele período. A pergunta da pesquisa aponta para o fato de que, sendo o italiano substituto do negro como mão de obra em uma economia já estruturada, onde há clara divisão de papéis entre a elite e a classe trabalhadora, teria havido algum nível de equivalência entre estes dois grupos (italianos e negros) no registro presente no jornal, indicando – para as elites – a permanência de um imaginário do trabalho escravo? Secundariamente, em caso afirmativo, quais elementos simbólicos, de alguma forma vinculados ao imaginário do negro, foram acionados para esta finalidade? Nossa hipótese é que os jornais da época já contavam com um discurso preestabelecido para retratar os imigrantes recém-chegados em São Paulo e, no sentido da manutenção do status quo das elites paulistas, utilizaram no retrato do italiano atributos simbólicos que remetiam à população negra, constituindo o imaginário midiático do italiano a partir da ideia do trabalhador subserviente e inferior, preexistente e relacionada ao negro. Elegeu-se como corpus de pesquisa textos do jornal “O Estado de S. Paulo”, à época denominado “ A Província de São Paulo”, com recorte temporal de 1875 a 1899, a partir do acesso digitalizado disponível na rede. Na primeira etapa, com base na análise de conteúdo de Bardin, foi feito o levantamento quantitativo dos textos e das seções nas quais estes estavam inseridos. A partir deste resultado, elencaram-se os principais atributos relacionados aos negros no período, a partir das pesquisas de Lilia Moritz Schwarcz, buscando verificar o vínculo entre tais atributos e o termo italiano, concluindo-se que a hipótese de que o discurso midiático utiliza-se do imaginário do negro para o retrato do imigrante italiano naquele período. Oferecem aporte a esta pesquisa as contribuições sobre a História Brasileira a partir de Oscar Pilagallo, Lilia Moritz Schwarcz e Roberto Pompeu de Toledo. No âmbito da Teoria Crítica da Comunicação e do Imaginário, ressaltamos as contribuições de Edgar Morin, John B. Thompson e Malena Segura Contrera.
Coleção
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Imaginário Midiático, São Paulo, Italianos, Negros, O Estado de S. Paulo
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Estudos do Imaginário
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto